10/08/2017

Pequenas considerações sobre controle de carga

A preparação física no futebol vem sofrendo constante evolução, atualmente o jogo de futebol propriamente dito também vem se modificando de forma que o jogar exige muito mais das capacidades físicas do futebolista do que em tempos passados.

Hoje um dos maiores desafios para a preparação física de atletas que praticam esse esporte é estruturar uma programação adequada de treinamentos, onde o preparador físico visa manter ou aumentar o desempenho de seu atleta durante a competição, sem comprometer suas estruturas e assim o preservando para o aparecimento de lesões.

Com isso, preparadores físicos fazem uso de ferramentas para quantificar e/ou qualificar as cargas de treinamento de praticantes desta modalidade, podendo com isso gerar um maior controle das cargas internas e cargas externas promovidas pelo treinamento.

Muitas tecnologias vêm fazendo parte do dia a dia no futebol: frequencímetro, gps, marcadores bioquímicos, entre outros, que nos informam um controle da carga externa aplicada e resposta interna dos atletas. Porém, todas com custo alto e de difícil acesso a clubes de base ou até mesmo de menor investimento.

Algumas correlações na literatura defendem uma relação próxima entre a carga controlada pelo frequencímetro x PSE, e corroborando com isso pude comparar no meu grupo durante 3 meses essa mesma relação e identifiquei um (r-0,97), o que nos leva a crer a grande validade do método PSE, onde basta uma boa conversa, uma caneta e um papel.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.