Performance em tempo de mudanças

O futebol é um universo em constante mudança, não bastasse a troca de comando a cada nova eleição para presidência de um clube, nós presenciamos as mudanças nos cargos que dirigem o futebol e as frequentes e conhecidas mudanças no comando técnico do time.

E como o atleta pode se manter focado em seu melhor desempenho nesse ambiente em constante mudança?

Aliás, este ambiente de constante mudança não é um privilégio dos atletas de futebol, na vida das pessoas em geral atualmente este jogo da mudança vem acontecendo de maneira cada vez mais acelerada. Este impacto é tão grande na vida de todos que o Instituto de Kansas City, realizou um importante estudo para determinar que habilidades seriam as mais valiosas para o sucesso e felicidade das pessoas no século XXI. O resultado de uma longa investigação foi que a qualidade mais importante que as pessoas podem desenvolver numa época marcada pelas mudanças é a flexibilidade. Por sua própria essência a mudança é imprevisível e muitas vezes nos obriga a rever nossos planos e ideias de um momento para outro. Agora, imagine no cotidiano do atleta como isso deve ter um grande impacto no seu desempenho profissional?

Muitas vezes a própria mudança já é um componente que gera stress no atleta e como já vimos o stress pode contribuir imensamente para um quadro de lesão no mesmo.

Mas como então o atleta pode se manter flexível ao ponto de encarar as mudanças como algo presente em suas vidas e inevitável, sem que isso deteriore sua performance esportiva? Trago algumas sugestões de Brian Tracy sobre como se manter no propósito e com isso não ser consumido pela mudança, quando ela se apresentar diante do atleta.

1. O atleta pode se fazer regularmente a seguinte pergunta: o que realmente eu quero fazer na minha vida profissional? Com isso ele poderá se certificar de que suas metas atuais estejam de acordo com a reposta dada.

2. O atleta deve ser honesto e realista a respeito de sua vida e de suas metas. Com isso ele pode tomar a decisão de encarar o mundo como ele é, e não ficar na suposição de como poderia ser e a partir ele pode refletir sobre quais mudanças práticas ele deve promover para ajustar sua rota em direção ao melhor desempenho.

3. Sempre que a situação ou ambiente mudar ou se dispor de novas informações sobre o momento atual em que se encontra, o atleta pode e deve estar pronto para mudar alguma ideia e tomar uma nova decisão para ajuste de rota com base nos fatos da situação atual. O atleta, com a consciência mais elevada, pode recusar-se a continuar num direção que não faça mais sentido para ele.

Ao desenvolver sua habilidade de ser flexível, o atleta da atualidade estará mais preparado para lhe dar com toda de qualquer mudança que se apresente, bem como manter-se no caminho do seu melhor desempenho profissional. Com isso ele assume o protagonismo de sua carreira, buscando os melhores resultados e não se tornando vítima de si próprio.

Afinal de contas, como já disse Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Se tudo ao redor do atleta muda, ele também pode mudar e ao ser flexível compreende conscientemente que os ajustes em suas atividades, para melhoria do desempenho e a consequente conquista de sua meta, são sempre bem-vindos, além de necessários.

Até a próxima!