30/07/2015

Periodização Táctica: uma fácil explicação!

A Periodização Tática traz uma nova visão para um modelo de jogo diferente, baseado no jogo. Trago aqui a maneira mais fácil de compreender a Periodização Táctica e mostrar a importância do novo preparador físico nessa metodologia.

Para que o preparador físico venha a estar nessa metodologia usada, ele precisa compreender o pensamento do treinador para que possa trabalhar em conjunto nos aspecto técnico e táctico.

Movimentação de finta, drible, passe simular situações de jogo reais isso possibilita que o atleta tome decisões mais rápidas e dinâmicas durante uma partida de futebol. Praticando o futebol ele aprende e evolui seu futebol, esta é a base da Periodização Táctica.

Treinar o objetivo mediante a característica do atleta usando ações técnico e táctica possibilita melhoria na leitura do jogo e ainda respeita se a individualidade ou especificidade do atleta, chamamos de princípio de propensões, são exercícios que queremos que o atleta realize através da vivência.

De maneira prática, podemos realizar situações de superioridade numérica 6×5 ou 4×2 em espaço reduzido propondo momentos reais do jogo.

Treinar na intensidade do jogo para evoluir buscando seu objetivo, treinamentos longos e desgastantes não faz parte dessa nova metodologia, o importante é realizar um trabalho dinâmico motivado e intenso. A mente humana, quando recebe um estímulo, ela capta e aprende com isso o atleta precisa realizar exercícios complexo para que possa evoluir assim sempre que um atleta realiza um exercício complexo com facilidade devemos evoluir o exercício. SILVA (1995).

Deixar bem claro qual é o objetivo do exercício, se é finalizar, pressionar saída de bola, manter a posse de bola defensivamente ou pressionar atacantes, criar situações de redução do espaço do campo, aumentar o número de atacantes ou de defensores cada exercício tem um objetivo específico sempre realizando a combinação tática.

Tendo como princípio o que nos afirma Barbanti (1997), “que treinamento é um processo físico e intelectual determinado pela condição técnica, por tática, pela motivação e pelas características psíquicas”, é possível aprofundar nosso conhecimento com relação à construção de métodos e metodologias de treinamento no futebol.

A importância desse modelo de jogo é colocar a equipe para jogar segundo a ideia do treinador, não é possível pensar na Periodização Táctica sem pensar no modelo de jogo. Assim, deve-se sempre colocar a forma de treinar mais próximo da competição.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:

• BARBANTI, V.J. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2.ed., São Paulo: Edgard Blücher, 1997

• SILVA, F.M. Para uma nova teoria da periodização do treino – Um estudo do atletismo português de meio-fundo e fundo. Tese de doutorado, 359p. Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física – Universidade do Porto, 1995.