Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os esforços de marketing de uma empresa são orientados por um documento estratégico, que é o plano de marketing. A implementação das atividades de marketing esportivo deve ser precedida desse plano, que precisa ser bem desenvolvido.

Há uma variedade de formatos apropriados, mas o importante é que esse plano focalize os esforços de marketing esportivo num mercado-alvo bem definido e considere os efeitos do ambiente externo (economia do país, situação política etc.).

Um bom plano de marketing esportivo deve conter componentes que atinjam o resultado esperado, tais como: análise da situação, levantamento de oportunidades e ameaças, identificação de objetivos, estratégias, táticas e avaliação. Na realidade, as empresas devem proceder a uma análise do mercado como um todo, em que o esporte é um diferencial para que possam alcançar seus objetivos.

A elaboração de um plano de marketing esportivo segue os mesmos passos da elaboração do plano estratégico. Devemos estabelecer metas, estratégias e políticas. As metas correspondem a etapas do objetivo.

Etapas da elaboração do plano de marketing:

Definição da atividade e aprovação do plano.
Levantamento das informações essenciais.
Formação da equipe profissional (quando não existir).
Criação do plano.
Implantação e execução do plano.

Programação

A programação é conseqüência do plano de marketing por formar o resultado de todo o processo do planejamento estratégico e tático. É a parte operacional do planejamento de marketing. O profissional responsável pelo planejamento, ao elaborar a programação, reúne todo o grupo que participou da criação do plano para transformá-lo em realidade. Em resumo, é a execução prática de tudo aquilo que já foi discutido e traçado.

A programação deve estipular prazos para as tarefas e responsáveis por seu cumprimento. Para facilitar o desenvolvimento e o andamento das atividades, é comum que a programação seja apresentada em forma de cronograma, que deve discriminar as etapas do trabalho e o tempo de duração de cada fase. Isso pode ser mostrado pela evolução diária ou mensal, de acordo com as características de cada caso.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso