Universidade do Futebol

Artigos

03/06/2014

Por que usar um protetor bucal?

Acidentes esportivos são uma das causas mais comuns de traumatismo dentário. Anualmente, milhares de pessoas, incluindo crianças, são tratadas por lesões dentárias que poderiam ter sido totalmente evitadas ou minimizadas através do uso de um protetor bucal esportivo e personalizado.

Dentes fraturados ou lesionados, mandíbulas quebradas e corte nos lábios podem acontecer comumente durante a prática do esporte. Utilizando um protetor bucal personalizado você conta com ajuda para absorver e espalhar o impacto de um golpe para seu rosto, que poderiam resultar em um prejuízo para seus lábios, dentes, bochechas, maxila e mandíbula.

Prejuízo físico da lesão e prejuízos econômicos, psicológicos e estéticos. Lesões dentárias resultam em tempo de folga da escola ou do trabalho para recuperação, pode ser dolorosas e desfigurantes, e podem envolver tratamento dentário longo e complexo. O custo do tratamento de um traumatismo nos ossos, dentes ou boca pode muitas vezes exceder o custo de um protetor bucal personalizado.

Quando devo usar um protetor bucal?

Protetores bucais personalizados devem ser usados durante jogos e treinos em qualquer esporte onde há uma possibilidade de contato do adversário com a face ou acidentes. Esses esportes podem incluir basquete, vôlei, skate, rugby, handball, futsal e principalmente o futebol, entre outros. Assim como ter o tênis correto e equipamentos esportivos adequados, todas as pessoas que praticam esses esportes precisam usar um protetor bucal esportivo personalizado.

Outras dicas sobre protetores bucais:

A Associação Brasileira de Odontologia do Esporte (ABROE) recomenda investir em um protetor bucal esportivo personalizado feito pelo seu dentista.

Este protetor bucal precisa ser verificado em suas consultas de retorno para ter certeza que se encaixa corretamente e oferece a máxima proteção.

Mantenha o seu protetor bucal limpo e guarde-o em um recipiente rígido, longe do calor para garantir que ele mantenha a sua forma.

 

*Cirurgiã-Dentista
Especialista em Odontologia do Esporte (UP)
Mestranda em Odontologia em Saúde Coletiva (UFSC)
Pós-Graduanda em Endodontia (UNINGÁ)
Co-Autora do Livro “PROTETORES BUCAIS ESPORTIVOS – Tudo o que o cirurgião-dentista precisa saber”
 

Comentários

Deixe uma resposta