14/10/2013

PRO3 – Uma ferramenta para conhecer o esportista

Ter êxito em qualquer fase da vida depende de uma grande quantidade de variações. Para simplificar, podemos classificar estas variáveis em três grandes seções:

– Pessoal: como somos e qual é o nosso potencial de crescimento

– Social: como nos relacionamos e comunicamos com nosso entorno mais próximo e como isso nos influencia

– Ambiental: quais circunstâncias influenciam em nosso rendimento, quais são obstáculos e quais ajudam para crescer

Boa parte destas variáveis vai além do potencial físico, técnico e tático de um esportista. Situam-se diretamente no âmbito psicológico. A capacidade de concentração, a gestão do estresse, a competitividade, a treinabilidade, entre outras, aumentam ou inibem o desenvolvimento e nos permitem ou impedem otimizar o rendimento.

Conhecer, definir, classificar, analisar, aprender a controlar e modificar estas variáveis e treinar como reagimos ante elas é uma parte fundamental de qualquer programa de desenvolvimento pessoal e desportivo.

O que é PRO3?

Baseado em mais de 20 anos de investigação e entrevistas, o PRO3 foi criado e tornou-se uma ferramenta cientificamente validada que conta com uma base de dados de 14 mil desportistas e permite medir as capacidades e potencialidades psicológicas de um desportista e classificá-las em três âmbitos diferentes: no Campo (a competição), no Vestiário (a socialização) e Fora de Campo (o entorno não esportivo).

PRO3 é o fruto da revisão e adaptação do PSCI (Professional Sports Character Inventory), reconhecido nos Estados Unidos como o teste dos Giants, equipe de futebol americano que foi o precursor na implementação de análises pessoais para a seleção e o desenvolvimento dos desportistas.

Características do PRO3

– Questionário de 297 perguntas de múltipla escolha
– 5 alternativas de resposta
– Aplicação individual
– População: maiores de 14 anos
– Análise de 31 fatores da personalidade aplicados ao esporte
– Análise de maneira diferente dos fatores agrupados em três âmbitos: no Campo, no – Vestiário e Fora de Campo

Resultados do PRO3

Os 31 fatores da personalidade se agrupam em três âmbitos diferentes. Cada um destes âmbitos obtém uma pontuação de 0 a 100 e o resultado é a média dos pontos dos fatores envolvidos. As três pontuações geram um triângulo que nos permite realizar três análises diferentes:

– Análise Geral: mede o equilíbrio do esportista nos três âmbitos estudados. Quanto mais similares são os lados do triângulo, maior é o equilíbrio do esportista independentemente do entorno em que se encontre.

– Análise dos âmbitos:

1. No Campo (competitividade): analisa as capacidades, o rendimento e o possível comportamento do esportista durante a competição. Permite predizer a capacidade do esportista para manejar a pressão e controlar os impulsos durante o jogo, assim como a capacidade para tomar decisões nos momentos importantes e a confiança que tem em si mesmo.

2. No Vestiário (sociabilidade): analisa os sistemas relacionados ao esportista em seu grupo. Permite conhecer o rol que o esportista ocupa e assume dentro da equipe, a capacidade de trabalho em objetivos orientados a um bem comum, a capacidade de liderança e suas habilidades para comunicar-se e relacionar-se com o resto de membros da equipe e da estrutura do clube.

3. Fora de Campo (capacidade e personalidade): analisa as capacidades do esportista para orientar e dirigir a sua vida quando está fora do âmbito do esporte. Permite predizer como vai reagir ante os êxitos e os fracassos, se será capaz de gerenciar o seu ambiente, o nível da influencibilidade que tem, assim como sua maturidade e sua estabilidade emocional

– Análise diferencial dos fatores: permite discriminar aqueles fatores que são mais determinantes no comportamento e no desenvolvimento do desportista, quer seja pela sua presença ou por sua ausência, analisa as combinações dos mesmos de acordo com sua preponderância. Isso permite avaliar se os fatores-chave para o esportista aumentam entre eles, se anulam ou entram em conflito.

Utilização dos resultados do PRO3

A premissa fundamental do PRO3 é ser uma ferramenta de conhecimento, ajuda e desenvolvimento para o esportista. Neste sentido, que o esportista se conheça profundamente e que seu entorno compartilhe este conhecimento que nos permita apoiar, corrigir e dirigir ao esportista, saber o nível de exigência que possa assimilar e quais são as dificuldades que vão se encontrar no presente e em seu processo evolutivo.

Com os resultados obtidos, o próprio esportista, seus treinadores, os agentes, scouters, psicólogos do esporte, presidente do clube, organizações e instituições desportivas dispõem de uma informação científica que permite completar uma análise global do esportista para poder apoia-lo em seu desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Além disso, PRO3 permite realizar análises gerais do grupo ou equipe, estabelecendo perfis que nos permitem conhecer as características fundamentais da equipe que dirigimos e os papeis que cada um dos jogadores desempenha nela, assim como saber se existe uma compensação entre os componentes e em quais variáveis o grupo é ótimo e em quais tem algum tipo de carência.

Em definitivo, PRO3 é uma ferramenta para o conhecimento e o desenvolvimento do esportista, que nos permite ajudá-lo otimizando suas potencialidades e sanando suas deficiências, prevenindo as dificuldades e adaptando os programas de desenvolvimento às características pessoais para o bem do esportista, do coletivo a que pertence e de seu entorno enquanto dura a prática esportiva e que o orienta ao futuro além do esporte.

Para mais informações: http://www.pro3test.com/