Universidade do Futebol

Programa de Gestão de Clubes de Futebol

Por apenas

R$ 2.590,00 8x de R$323,75
ou à vista por R$ 2.331,00
  • Carga horária: 170 Horas
  • Duração: 12 Meses
  • Formato: On-line

EM ATÉ 8x de R$323,75 sem juros

R$2.331,00 à vista no depósito bancário

Sobre o Curso

MATRÍCULAS ABERTAS!

O futebol profissional está inserido em um ambiente complexo, sendo um fenômeno econômico, social, político e cultural, e vem se tornando cada vez mais competitivo e exigente em termos de resultados a serem obtidos. Diante deste cenário, para se ter sucesso neste ambiente, já não é mais suficiente o conhecimento adquirido apenas de forma empírica ou por meio das experiências de vida. É preciso também, e sobretudo, investir permanentemente em sua capacitação, atualização e desenvolvimento pessoal e profissional. O programa de capacitação em gestão de clubes tem como objetivo apresentar aos alunos os aspectos mais relevantes da gestão do futebol como um todo!

 

Entender a multidisciplinaridade que é posta em um clube de futebol é de extrema importância rumo a profissionalização que é necessária nos dias de hoje. então por isso abordaremos os seguintes temas: marketing, captação de patrocínios, montagem e administração de equipe multidisciplinar e, claro, a gestão do futebol “dentro das quatro linhas”. Desta forma, o aluno compreenderá melhor o funcionamento do esporte profissional e as melhores formas de tratar a gestão dos clubes.

 

QUER SABER MAIS? CLIQUE AQUI, CADASTRE-SE E RECEBA UMA OFERTA ESPECIAL

O Programa

Gestão de Futebol

Carga horária: 15 horas – Especialista: Arthur Sales

Todas as atividades relacionadas ao futebol têm por objetivo proporcionar a melhoria na qualidade de jogo, que é o coração de um clube de futebol. Os profissionais envolvidos na administração do clube devem se apropriar de conceitos e questões técnicas de campo, pois quanto melhor o conhecimento do profissional, mais recursos disponíveis o gestor terá para tomadas de decisões. Quanto à questão técnica, cabe ao profissional ter ciência da evolução do jogo e acompanhar as tendências do treinamento em futebol para atuar melhor na montagem de elencos e todos os núcleos envolvidos no jogo.

Conteúdo Programático

Módulo 2 – Gestor de Campo
Aula 1 – Futebol: História e Vertentes
Aula 2 – Construindo um Futebol de Qualidade
Aula 3 – Formação e categorias de base

Módulo 3 – Gestão Técnica no Futebol
Aula 1 – Gestão Técnica no Futebol
Aula 2 – Formação Profissional no Futebol
Aula 3 – Gestão de Pessoas, Liderança e Comunicação no Futebol

Estrutura, Governança e Compliance

Carga Horária: 10 horas – Especialista: Arthur Sales

As instituições esportivas vêm sendo pressionadas a substituir o predomínio da paixão dos seus dirigentes pelo foco em gestão de negócios, rentabilidade e visão de lucro. Veja exemplos práticos de como gerir bem um clube de futebol e, com uma gestão mais profissional e séria nos aspectos de governança e compliance, é possível sonhar com um futebol administrado de forma mais sustentável e efetiva.

Conteúdo Programático

Módulo 2 – Sobre Governança
Aula 1 – Princípios e fundamentos de Governança
Aula 2 – Estruturas e práticas de Governança

Módulo 3 – Sobre Compliance
Aula 1 – Estrutura, princípios e fundamentos de Compliance
Aula 2 – Relacionamento e conflitos de interesse
Aula 3 – Ética no futebol, modelos transparentes de gestão

Gestão Integrada no Futebol

Carga Horária: 145 horas – Especialista: Diversos

No atual ambiente do futebol não basta ter apenas o “amor pelo clube”, especialmente quando se trata de realizar um trabalho de gestão profissional e com alto grau de exigência competitiva. O profissional precisa entender toda a sua complexidade, nas dimensões política, administrativa e técnica, bem como a necessidade de integrá-las. Pensando nisso, traremos algumas das possibilidades existentes para aplicarmos as melhores práticas na gestão de um clube em todas as suas áreas.

Conteúdo Programático

Módulo – Planejamento Estratégico – 8 horas – Arthur Sales
Módulo – Gestão da Comunicação – 25 horas – Virgílio Neto
Módulo – Marketing e Patrocínio – 8 horas – Virgílio Neto
Módulo – Relacionamento Sócio Torcedor – 15 horas – Thaís Basseti
Módulo – Finanças e Novas Receitas – 8 horas – Arthur Sales
Módulo – Gestão de Evento e Arenas – 15 horas – Arthur Sales
Módulo – Gestão Jurídica – 35 horas – Rafael Lacerda
Módulo – Inovação e Tecnologia no Futebol – 10 horas – Nathália Arnosti
Módulo – Futebol Feminino: Implantação e Estruturação – 10 horas – Ana Lorena Marche
Módulo – Responsabilidade Social – 10 horas – Thaís Toledo

Saiba mais sobre os módulos abaixo.

Módulo: Planejamento Estratégico

Carga Horária: 8 horas – Especialista: Arthur Sales

Vamos analisar a importância do planejamento geral e estratégico para o futebol! Ainda são poucos os clubes que levam (ou pelo menos procuram levar) a sério este tema, apesar da sua relevância. O planejamento estratégico é um ponto de partida para todas as ações que serão realizadas ao longo prazo para chegar na visão de futuro almejada, ajudando a administrar o tempo, recursos e energia para a estratégia do negócio, auxiliando na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e identificar oportunidades de melhoria.

 

Conteúdo Programático

Módulo 2 – O que é planejamento?
Aula 1 – Criando sentido: Por que planejar?
Aula 2 – Conceitos básicos para um planejamento estratégico baseado numa visão sistêmica
Aula 3 – Reflexões para criação do planejamento estratégico

Módulo 3 – Desenvolvimento do planejamento
Aula 1 – Ferramentas e processos para criação do planejamento estratégico – parte 1
Aula 2 – Ferramentas e processos para criação do planejamento estratégico – parte 2
Aula 3 – Criação da cultura institucional: O planejamento estratégico na prática

Módulo 4 – Planejamento no mundo esportivo
Aula 1 – Especificidades da indústria do Futebol
Aula 2 – Cases de planejamento estratégico em instituições esportivas

 

Módulo: Gestão da Comunicação

Carga Horária: 25 horas – Especialista: Virgílio Neto

Marketing e comunicação trabalham juntos, mas são coisas bem diferentes. O marketing esportivo não é a solução para a gestão do clube ou de todos os problemas financeiros. Um clube de futebol, uma federação ou uma confederação possuem vários produtos ligados à modalidade: a equipe, o jogo, o craque, o estádio, o bar, o restaurante. Todos estes itens precisam ser geridos de acordo com os recursos, por isso neste curso vamos apresentar todas as diferenças para que o profissional de gestão tenha ciência de como conduzir cada etapa desse processo tão complexo de comunicação.

Conteúdo Programático

Módulo 2 – Marketing e Comunicação
Aula 1 – Definição de marketing e comunicação
Aula 2 – Tipos de comunicação
Aula 3 – Tipos de marketing
Aula 4 – Sistemas e Estrutura de Marketing
Aula 5 – A Comunicação no Processo do Marketing

Módulo 3 – Marketing e Estratégia
Aula 1 – Um programa de comunicação e marketing
Aula 2 – Estratégia no Marketing – Parte 1
Aula 3 – Estratégia no Marketing – Parte 2
Aula 4 – A comunicação e o planejamento estratégico
Aula 5 – A comunicação persuasiva

Módulo 4 – Esporte e Marketing
Aula 1 – A Teoria da Comunicação Estratégica do Esporte
Aula 2 – Esporte e Marketing
Aula 3 – O estilo de jogo e o marketing/comunicação

Módulo: Marketing e Patrocínio

Carga Horária: 8 horas – Especialista: Virgílio Neto

O marketing tornou-se indispensável para os gestores e instituições a partir do momento em que o futebol deixou de ser apenas uma disputa entre competidores para se transformar em atividade econômica. Grandes clubes do futebol mundial se preocupam com essa questão e elaboram ações bem planejadas para aumentar o valor de sua marca, e com isso, atrair patrocinadores e recurso. Ganhos de receita com licenciamentos, captação de novos recursos de marketing e bons contratos com patrocinadores são alguns resultados de um trabalho eficiente e eficaz desse núcleo. A relação entre a marca e consumidor no futebol, não se dá simplesmente por necessidade, mas sim, por paixão, desejo e emoção.

 

Conteúdo Programático

Módulo 2 – Marketing e Marca
Aula 1 – Tipos de Marketing
Aula 2 – O Marketing e a Construção da Marca
Aula 3 – A Comunicação e a Imagem da Marca

Módulo 3 – Patrocínio
Aula 1 – O que é
Aula 2 – Objetivos
Aula 3 – Pressupostos
Aula 4 – Tipos de Patrocínio

Módulo: Relacionamento Sócio Torcedor

Carga Horária: 15 horas – Especialista: Thais Basseti

A última década presenciou diversos segmentos de mercado adotarem o discurso de foco no cliente. No Brasil, os clubes de futebol apenas recentemente, perceberam que uma das melhores alternativas para maximizar e oxigenar as suas fontes de receitas, é através do desenvolvimento de ações de fidelização e, consequentemente, do melhor conhecimento do perfil de torcedores do clube. O bom engajamento dos torcedores gera retorno, permitindo não somente determinar a qualidade dos parceiros comerciais junto ao clube, como também, sinalizar de maneira efetiva o potencial de retorno sobre o investimento.

Conteúdo Programático

Módulo 2 – Montando o projeto
Aula 1 – Pontos chaves para um programa de relacionamento
Aula 2 – Definindo regras
Aula 3 – Termo de uso do programa
Aula 4 – Como montar orçamento de um projeto
Aula 5 – Pontos importantes do projeto

Módulo 3 – Equipe de Operações
Aula 1 – Escolha de parceiros
Aula 2 – Montagem da equipe
Aula 3 – Logística
Aula 4 – Montagem de operação de Estádio

Módulo 4 – Equipe de Suporte
Aula 1 – Sistema de venda de ingresso
Aula 2 – SAC e Vendas
Aula 3 – Rede de Beneficios
Aula 4 – KPI´S – Operacionais / Gerenciais

Módulo: Finanças e Novas Receitas

Carga Horária: 8 horas – Especialista: Arthur Sales

No cenário atual, temos muitos clubes com suas estruturas deterioradas e com dívidas gigantescas. É possível pagar essas dívidas? Sim, desde que os clubes se reestruturem e tenham consciência de seus atos. Para começar, é necessário não ser dependente das cotas de TV e saber gerir, somar suas
fontes de recursos com patrocinadores e produtos desenvolvidos para o torcedor, entender o cenário financeiro e saber que o clube não é mais apenas social. A falta de transparência nos números de uma parcela significativa das agremiações brasileiras, dificulta uma avaliação melhor para identificar falhas.

Conteúdo Programático

Módulo 2 – Gestão Financeira e Contábil
Aula 1 – Diagnóstico da Gestão Financeira dos Clubes de Futebol do Brasil
Aula 2 – Gestão Contábil e normas contábeis das Instituições Esportivas
Aula 3 – Gestão Financeira: Modelos Vigentes (Estrutura Financeira dos Clubes de Futebol)

Módulo 3 – Planejamento e Investimento
Aula 1 – Planejamento e Gestão de Resultados (Orçamento, Métricas e Indicadores)
Aula 2 – Planejamento e Gestão de Caixa (Métricas e Indicadores)
Aula 3 – Retornos sobre Investimentos (ROI)
Aula 4 – Cases de Equilíbrio Fiscal
Aula 5 – Geração de Novas Receitas

Módulo: Gestão de Eventos e Arena

Carga Horária: 15 horas – Especialista: Arthur Sales

Atualmente, as arenas construídas pelo mundo afora não podem ser mais vistas somente como um mero local para a prática esportiva. A gestão de arenas esportivas está se tornando uma atividade complexa, o que exige uma administração mais atenta, qualificada e especializada. Afinal, é preciso manter a qualidade dos serviços oferecidos, efetuar a manutenção periódica do local, bem como promover atualizações tecnológicas constantes no empreendimento.

 

Conteúdo Programático

Módulo 2 – Gestão de Arena
Aula 1 – Gestão de Arena (Gestão de Instalações Esportivas e as funções do Gestor de Instalações Esportivas)
Aula 2 – Gestão de Arena (Instalações Multi-Uso e Receitas)
Aula 3 – Gestão de Arena (Bilheteria)

Módulo 3 – Gestão de Eventos
Aula 1 – Gestão de Escopo e Financeira de Eventos Esportivos (Escopo e Orçamento)
Aula 2 – Gestão de Pessoas e Tarefas (Equipe e Planejamento)
Aula 3 – Gestão de Comunicação do Evento

Módulo 4 – Match Day
Aula 1 – Match Day
Aula 2 – Pré-Evento
Aula 3 – Gestão do Evento
Aula 4 – Pós-Evento
Aula 5 – Segurança (Riscos e desdobramentos)
Aula 6 – Ativações de Patrocínios em eventos e Arena

Módulo: Gestão Jurídica

Carga Horária: 35 horas – Especialista: Rafael Lacerda

A partir da Lei Pelé, a relevância dos profissionais especializados em direito esportivo aumentou ainda mais, sendo uma das áreas do conhecimento no futebol que mais cresceu nos últimos 20 anos. Apesar deste crescimento, o diagnóstico que se faz é que muitos clubes ainda não se estruturaram o suficiente para darem conta das demandas que o futebol profissional exige. Neste sentido, é essencial que os gestores no futebol tenham em seus clubes advogados competentes nos aspectos relacionados aos contratos de atletas e contratos comerciais, enquanto advogados externos sejam grandes especialistas nas áreas internacional, tributária, previdenciária e, até mesmo ligada à justiça desportiva.

Conteúdo Programático

Módulo 2 – Legislação Nacional e Internacional
Aula 1 – Evolução da legislação desportiva brasileira
Aula 2 – Justiça desportiva no Brasil
Aula 3 – Direito Desportivo Internacional

Módulo 3 – Mercado
Aula 1 – Mercado de trabalho
Aula 2 – Contratos de Trabalho: incluir direito de imagem
Aula 3 – Direitos Federativos e Economicos
Aula 4 – Direitos de outras profissões

Módulo 4 – Intermediários
Aula 1 – Transferências e o papel dos intermediários
Aula 2 – Transferencias nacionais e internacionais/ Mecanismos de Solidariedade FIFA

Módulo 5 – Lei e Competições
Aula 1 – Clube formador
Aula 2 – Clube empresa
Aula 3 – Regulamento Geral de Competições da CBF

Módulo 6 – Realidades e Tendências
Aula 1 – Mercado de apostas e futebol
Aula 2 – PROFUT
Aula 3 – Transmissão desportiva e novas tecnologias
Aula 4 – Futebol Feminino
Aula 5 – Dopagem

Módulo: Inovação e Tecnologia no Futebol

Carga Horária: 10 horas – Especialista: Nathália Arnosti

Além da competição dentro de campo, as equipes ainda precisam ganhar a luta diária pela atenção e lealdade dos torcedores e patrocinadores. E, a tecnologia tem proporcionado novas maneiras para envolver o público. Algumas chegam para o negócio dos esportes e podem melhorar a gestão administrativa dos times, de suas arenas e da interação com os torcedores, além de ajudar os clubes a melhorarem o acompanhamento e a performance dos jogadores, aprimorando seus desempenhos nos treinos e competições. Os dirigentes devem ficar atentos a essa tendência para não correr o risco de ficar para trás diante de seus oponentes.

Conteúdo Programático

Módulo 2 – Sobre tecnologia
Aula 1 – Uma visão sistêmica sobre a tecnologia aplicada ao futebol
Aula 2 – Novas tecnologias e suas tendências

Módulo 3 – Tecnologia e Esporte
Aula 1 – A tecnologia a favor dos esportes de alto rendimento.
Aula 2 – Tecnologias no futebol: como utilizá-las?
Aula 3 – Case tecnologia

Módulo: Futebol Feminino - Implantação e Estruturação

Carga Horária: 10 horas – Especialista: Ana Lorena Marche

O Brasil, conhecido como o país do futebol, tem suas dificuldades de apresentar uma boa estrutura e apoio às mulheres que jogam futebol. Neste curso iremos apresentar exemplos práticos de como adaptar a gestão às especificidades do futebol feminino, como diversos fatores (calendário, organização, apoio) interferem no jogo e conhecimentos aplicados ao futebol feminino, de forma a ampliar a participação de mercado dentro da modalidade futebol.

Conteúdo Programático

Módulo 2 – Histórico e Evolução
Aula 1 – Histórico da Modalidade no Brasil e no Mundo
Aula 2 – Principais planos de desenvolvimento – Regras e obrigatoriedades
Aula 3 – Campeonatos brasileiros e Mundiais

Módulo 3 – Modelos de Gestão
Aula 1 – Principais modelos de gestão
Aula 2 – Construção de um departamento de futebol feminino

Módulo 4 – Na prática
Aula 1 – Cases do Futebol Feminino
Aula 2 – Perspectivas brasileiras e Mundiais para os próximos anos

Módulo: Responsabilidade Social

Carga Horária: 10 horas – Especialista: Thaís Toledo

O impacto social do futebol no Brasil é indiscutível e ainda pouco dimensionado. Nesse contexto, como ficam os principais atores do futebol: os times e os jogadores? No país, são poucos os clubes que se esforçam em envolver seus jogadores em ações de responsabilidade social. Este processo permite a formação não só de cidadãos mais conscientes, mas de torcedores mais responsáveis e inclusive mais comprometidos com o clube.

Conteúdo Programático

Módulo 2 – Reflexões
Aula 1 – Realidade Social e Futebol
Aula 2 – Reflexos da desigualdade no Futebol

Módulo 3 – Teoria e Prática
Aula 1 – Proteção Social
Aula 2 – Proteção Social na Prática
Aula 3 – Fundamentos e Princípios de Responsabilidade Social
Aula 4 – Responsabilidade Social no Futebol
Aula 5 – Serviço social na visão sistêmica
Aula 6 – Serviço Social no Futebol
Aula 7 – Cases

Vantagens

FLEXIBILIDADE E AUTONOMIA

CONTEÚDO EXCLUSIVO

METODOLOGIA DIFERENCIADA

CERTIFICAÇÃO UNIVERSIDADE DO FUTEBOL

Núcleo de Ensino à Distância Universidade do Futebol

O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade do Futebol possui profissionais especializados no ensino do futebol através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Para este programa, contamos com a participação dos seguintes especialistas:

Ana Lorena Marche

Bacharel em Educação Física pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), Mestre em Ciência do Desporto pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e Doutora em Biodinâmica do Movimento e Esporte pela UNICAMP.

Atualmente é Coordenadora de Futebol Feminino na Federação Paulista de Futebol. Já atuou no mesmo cargo na Ferroviária S/A e como Coordenadora de cursos na Universidade do Futebol.

Arthur Sales

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNESP e Mestre em Ciência da Motricidade pela UNESP.

Atualmente é conteudista na Universidade do Futebol. Idealizador do projeto Indústria de Base, no qual aborda a formação e desenvolvimento humano nas categorias de base, a função social e questões éticas relacionadas ao esporte.

Nathália Arnosti

Graduada em Educação Física e Mestre em Movimento Humano e Esporte pela UNIMEP e Doutorado em Educação Física, Biodinâmica do Movimento e Esporte pela Unicamp.

Teve passagem pela Sociedade Esportiva Palmeiras, Ferroviária de Araraquara, Grêmio Osasco Audax, Associação Atlética Ponte Preta (A.A.P.P) e Red Bull Bragantino.

Rafael Lacerda

Graduado em direito pela UFMG e atualmente sócio na Lacerda, Diniz e Sena Advogados

 

 

 

Thaís Basseti

Graduada em Comunicação Social – Rádio e TV pela FAESA e com Pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFF.

Teve passagem pela Danza Propaganda, Rede Gazeta, Urca Filmes, Oi, CSM/Golden Goal, Gl Events, B2W Digital e Casa & Vídeo.

 

Thaís Toledo

Bacharel na Área de estudo Serviço Social pela PUC CAMPINAS (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), Diploma na Área de estudo Mediação Transformativa de Conflitos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e Estudo em Sócio Psicologia pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)

Fundadora da Acessos, consultoria social que atende clubes de futebol e instituições esportivas. Já teve passagem como Gerente de Projetos Sociais pela S. E. Palmeiras, Serviço Social (RH) na Magneti Marelli e INFRAERO.

Virgílio Neto

Bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas e Diploma da Área de Sports Management pela Faculdade de Motricidade Humana

Comentarista de esportes com passagem pelos canais BandSports, ESPN, SPORTS+, Brasil Rugby, Rio 2016 e Americas Rugby.

Quer tirar algumas dúvidas?
Solicite um contato!

Nome

E-mail

Celular/WhatsApp (DDD + Nº)

Confira também...