Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os fundamentos teóricos utilizados pela autora nos treinamentos e condicionamento mentais dirigidos às equipes de futebol estão baseados na neurociência – que leva em consideração, cientificamente, o papel das emoções em nosso desempenho. Estudos do sistema nervoso central são a base de argumentação científica que apóia as pesquisas que realizo sobre a vida e carreira dos melhores atletas e equipes esportivas do mundo.

Nesse trabalho, que combina teoria e resultados concretos, a autora procura identificar o padrão de excelência, a essência que se repete nos processos mentais dos profissionais excepcionais. Essas informações, então, passam a compor um programa de atividades que tem como objetivo estimular e desenvolver estratégias mentais que podem ser utilizadas das categorias de base até o futebol profissional.

As palestras motivacionais, a partir desse momento, passam a ocupar parte importante do trabalho, mas não são a única contribuição. Como a nossa mão, as palestras representam apenas o dedo polegar em relação a outras ações que podem ser implementadas.

Outro trabalho fundamental é o desenho do perfil psicológico dos atletas, que representa a palma da mão, ligando e sustentando todas as atividades planejadas. É o ponto de partida de programas que tenham como prioridade o trabalho de médio e longo prazos. Depois de conhecer um pouco melhor os membros da equipe, exercícios de simulação podem gerar momentos de reflexão importantes, apoiando assim o aprendizado a partir da experiência concreta.

Esse método é um dos mais indicados para lidar com temas complexos, tais como a vantagem de trabalhar em equipe, como qualidade e produtividade podem contribuir para os resultados das competições e da vida, o que significa a busca da excelência através de um sistema de melhoria contínua, como superar limites e obstáculos, entre outros. Todos os temas escolhidos devem estar, em primeiro lugar, diretamente relacionados ao momento da equipe no que se refere à competição. Isso faz com que todo o programa esteja vinculado à realidade da equipe, ao momento da competição, e vale aqui lembrar: futebol é momento.

Além do perfil psicológico, de palestras e exercícios simulados, outro trabalho pode ajudar muito no condicionamento mental: manter os atletas em contato com pessoas que são consideradas vencedoras em diferentes setores da vida para que possam refletir e aprender os princípios e as crenças que norteiam os pensamentos e sentimentos desses indivíduos vitoriosos.

Em relação a esse tipo de ação de treinamento, a autora lembra uma reunião realizada junto à equipe do Santos durante o Campeonato Paulista de 1997. O tema escolhido naquela ocasião foi a postura que os verdadeiros vencedores assumem diante das mais difíceis situações que a vida reserva e como superam limites e dificuldades ao longo do caminho. Para isso, a autora escolheu um filme sobre o grande campeão da vida chamado Gonçalo Borges, que superando limitações físicas leva uma vida normal e se tornou um artista plástico reconhecido.

As lições de Gonçalo impressionaram tanto a equipe que a autora decidiu entrar em contato com ele e convidá-lo para um encontro com os atletas e a comissão técnica . Além da agradável surpresa de descobrir que ele torcia para o Santos, um momento muito especial foi vivido por todos nós, que culminou na vitória do time contra o Corinthians. Essa iniciativa nos ajudou a criar um momento psicológico importante naquela altura da competição. A principal conclusão é de que as dificuldades existem para todos, mas a grande diferença é a postura que o verdadeiro vencedor adota para superar as impossibilidades. E nessa lição Gonçalo Borges é mestre, um dos melhores.

Bibliografia

FLEURY, Suzy. Competência Emocional. O Caminho da Vitória para Equipes de Futebol. Editora Gente, 1998.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso