Qual é a do Leão?

Caro leitor,

O colunista João Paulo Medina não pôde publicar seu texto semanal.

Enquanto ele estiver ausente, será substituído neste espaço por Antonio Afif, coordenador de gestão de carreiras do projeto Campus Pelé.

Formado em economia pela Universidade Mackenzie, Afif já foi diretor de marketing e assessor da presidência do Corinthians. Além disso, prestou assessoria e consultoria a diversos clubes do país e escreveu os livros “Futebol 100% Profissional”, em parceria com José Carlos Brunoro (1997), e “A Bola da Vez – O Marketing Esportivo como Estratégia de Sucesso” (2000).

A coluna de João Paulo Medina voltará dentro de algumas semanas.

O empresário Paulo Garcia, da Rede Kalunga, é o novo diretor de futebol do Corinthians. Sua entrada é uma aposta para conter os ímpetos destemperados de Leão com a mídia.

Porém, o buraco é mais embaixo. A verdade é que não há mais clima para o técnico continuar à frente do time do Corinthians. Leão mostrou suas limitações na função. Treinos táticos parecem não ser do agrado do treinador mosqueteiro, num momento em que a equipe precisa contar com o dedo estratégico de um treinador.

Não é segredo que Leão não é fã da fisiologia do esporte e também da tecnologia. Certa vez o técnico corintiano chegou a dizer que não era “computadorizado”. Aliás, o Corinthians é um dos poucos clubes que possui um setor bem equipado para dar apoio ao futebol.

Aí fica a pergunta: será que ainda há espaço no futebol para um técnico que não consegue dar um padrão de jogo num time que possui um bom elenco (ou não?), que pouco se preocupa em treinar as variantes táticas que podem acontecer num jogo, que não utiliza os recursos humanos e tecnológicos à sua disposição e sempre arranja um culpado para os resultados negativos?

Como no futebol o que vale ainda é o resultado, esperemos então pelo clássico contra o Palmeiras.

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br