Qual é o melhor caminho para ser treinador no Brasil?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O futebol brasileiro está muito atrasado taticamente. Esta afirmação vem se tornando cada vez mais frequente em qualquer conversa ou discussão quando se fala da evidente grande crise que nosso futebol vem enfrentando nos últimos tempos. Muito desse atraso cada vez mais evidente apresentado no nosso jogo é sempre relacionado ao atraso dos nossos treinadores e a necessidade de renovação e atualização dos profissionais para que nossa forma de jogar se modernize.
Essa renovação dos nossos técnicos é algo saudável e que muitas vezes se mostra necessária. No entanto, quando se defende essa renovação pouco se discute uma questão muito importante: como se formam os treinadores no Brasil?
Apesar de existirem bons cursos a serem feitos por quem tem interesse (a própria Universidade futebol disponibiliza vários deles), ainda não possuímos um curso superior ou um “caminho único” para quem quer ser treinador no país. Não possuímos nenhuma regulamentação obrigatória para exercer a profissão, sendo assim qualquer um hoje pode ser treinador de futebol no Brasil, independente de suas qualificações ou estudos, basta que algum clube julgue o indivíduo preparado para o cargo.
Se realmente temos a inteção de evoluir e voltar a ser o melhor futebol do mundo, com toda certeza um dos passos mais fundamentais é desenvolver um curso de formação obrigatório para quem quiser ser treinador de futebol no país, com “módulos bem desenvolvidos e gerando um “padrão obrigatório de formação” ( importante ressaltar, porém, que isso não significa tornar a faculdade de educação física obrigatória para o cargo, pois o futebol exige que quem trabalhe com ele tenha uma formação específica para isso, de acordo com suas particularidades, algo que a formação em educação física não abrange totalmente).
Como ouvimos frequentemente, a formação do treinador no Brasil ainda é autodidata, dependendo do que cada um julga ser melhor fazer (ou não fazer) para se preparar. Existem inúmeros países que realizam a formação dos treinadores de maneira profissional e servem de exemplo para nos inspirarmos para que, por meio de debates e ações, possamos desenvolver urgentemente nosso próprio padrão de formação de técnicos, e assim avançarmos rumo à recuperação do nosso futebol.
Enquanto essa necessidade não vira realidade, fica a pergunta: qual o melhor caminho para ser treinador no Brasil?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
39 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willian Cardoso Martins
4 anos atrás

isso e a pura realidade do nosso futebol por isso quero me especializar cada vez mais para para ser um grande treinador

josé nilton araujo silva
josé nilton araujo silva
3 anos atrás

meu sonho é ser treinador de futebol queria muito treina grande time do brasil principalmente meu time do coração eu estuda pra consigui e min forma no senario brasileiro

FABIO FAUSTINO PERIS
FABIO FAUSTINO PERIS
2 anos atrás

Estuda mesmo

Carlos Rafael De Oliveira Pinto
Carlos Rafael De Oliveira Pinto
3 anos atrás

Meu sonho é colocar times pequenos no topo! Isso é uma grande aspiração.

Gilson Granzotto
Gilson Granzotto
4 anos atrás

Se a classe fosse mais unidade se tivessemos palestras reunioes troca de idéias e muitas outras coisas entre todos os “treinadores” acredito que muita coisa boa teriamos para melhorar e qualificar nosso nivel de trabalho e nos valorizarmos muito mais profissionalmente essa é minha opniao
Gilson Granzotto ex Gama e atual campeao estadua de Brasilial 2015.
Abs Carlinho estou plenamente de acordo

Renan Nunes
Renan Nunes
4 anos atrás

Creio que o curso de Educação Física é essencial para o trabalho de treinador. Aqui mesmo no site temos conteúdos que são diferentes entre si, mas que compõem a estrutura de treinamento, como fisiologia, bioquímica, treinamento de força, psicologia do esporte, crescimento e desenvolvimento motor (quando falamos de categoria de base), teorias de treinamento desportivo (metodologia) e até gestão. O treinador precisa saber disso tudo de forma aprofundada? Não. Mas precisa entender o básico disso. Aprofundamento ele tem que ter na parte técnico-tática, mas nas outras ele vai simplesmente acatar o que estão lhe dizendo sem senso crítico algum? Simplesmente… Read more »

Jefferson Rodrigues
Jefferson Rodrigues
21 dias atrás
Reply to  Renan Nunes

Educação física é pra preparador físico, Treinador tem que estudar é tática de jogo, ofensivo e defensivo.
Treinador não precisa fazer educação física.
Ele só precisa intende seus jogadores e ganhar jogo pra ser um bom técnico.
Do que adianta fazer faculdade, e não intende de Tática de jogo.
O dono do clube vai mandar você enfiar o diploma na bunda.

HÉLIO CEZAR TEODORO
HÉLIO CEZAR TEODORO
4 anos atrás

Se a dificuldade era essa (carência de conteúdo, etc.), não é mais. Foi lançado agora recentemente um livro que contempla de forma abrangente o essencial para se trabalhar o futebol ou qualquer esporte, que é o livro “FUTEBOL: UMA REVOLUÇÃO À VISTA – Decifrados, enfim, os segredos da genialidade de nossos craques”. Confira e adquira seu exemplar pelo site http://www.clubedeautores.com.br.

MAURO ALLAN DA COSTA
MAURO ALLAN DA COSTA
4 anos atrás

infelizmente o futebol brasileiro cada vez mais perderá espaço. tendo o Sr. Romario dando autonomia em uma lei para que ex jogadores possam exercer a função de técnico, mostra a regressão em que vivemos.
o brasil precisa se atualizar e regimentar um padrão de formação mínima e atualizada de conceitos de futebol, não somente a parte tática, mas, também psico-cognitiva da formação de jogador de futebol. Sem essas formações cada vez mais daremos passos largos à decadência do futebol nacional.

HÉLIO CEZAR TEODORO
HÉLIO CEZAR TEODORO
4 anos atrás

Sr. Allan, o problema é que achamos o que seja uma formação para os técnicos de futebol, e que o que está disponível através dos cursos de educação física e nas diversas publicações e até mesmo hauridos da experiência por ex-jogadores esteja correto, mas nós questionamos isto. Ao contrário toda a nossa cultura nesta área é equívoco monstro tanto pelo lado da formação acadêmica quanto do lado de uma formação empírica de ex-jogadores, por suposto. Por exemplo, todos os treinamentos aplicados aos atletas do futebol desde as categorias de base, juntamente com a psicologia que os acompanham, sejam formal ou… Read more »

Edson Souza
4 anos atrás

Claro que o ideal é que se padronize a formação de treinadores através de cursos a serem ministrados pelas instituições competentes que tratam com futebol . Porém a maior escola de futebol é o dia dia, a convivência com as particularidades que há no futebol . Como jogador durante vinte e cinco anos e com passagens por grandes e pequenos clubes e com oportunidade de trabalhar em cinco países diversos adquiri experiências que muito me ajudaram na minha preparação como treinador , juntamente com os cursos que participei . Penso que a possibilidade de ser treinador está aberto a todos… Read more »

HÉLIO CEZAR TEODORO
HÉLIO CEZAR TEODORO
4 anos atrás
Reply to  Edson Souza

Um grande problema no atual modelo vigente no futebol é que ninguém investiga os princípios que regem todo o aporte cultural por trás de nossas práticas dentro desse esporte, e se estes princípios estiverem errados, como afirmamos que estão em sua essência primeira, não adianta nada instituir cursos de formação para técnicos e ou mesmo uma universidade específica para o setor antes de substituirmos estes princípios, sob pena de tonarmos estes mesmos erros mais sofisticados, e portanto com um poder de causar um dano maior ao futebol, que é contrário do que se pretende. E onde está o erro neste… Read more »

reinaldo olliveira
reinaldo olliveira
4 anos atrás

o que vc disse no ultimo paragrafo e a evolução do individuo como jogador comum se tornar um craque .sim e possivel aplicar essa filosofia em todas as categorias de base
eu penso nessa filosofia todos os dias existem cenetenas de exercicios especificos p-ara se tornar um craque porem nunca treinado ainda

INVICTUS ANONIMUS
INVICTUS ANONIMUS
4 anos atrás

Saber tomar no cu e ter muito dinheiro acumulado para pelo menos ter o nível I.

João Vitor
João Vitor
3 anos atrás

Eu me chamo João Vitor Miranda Oliveira e eu não tenho o sonho da maioria das pessoas tenho quinze anos e meu sonho é ser treinador de futebol do Santos futebol clube meu clube do coração

Adriano
Adriano
3 anos atrás
Reply to  João Vitor

Boa João, estude que alcançara seus objetivos e traga conquistas ao nosso Santastico

Jefferson Rodrigues
Jefferson Rodrigues
21 dias atrás
Reply to  Adriano

Não cai nessa pilha de fazer educação física. Tem nada vê com futebol.
Física é pra preparador físico.
Estudar tática de jogo e como se comunicar com jogadores.
Vai te levar no topo. Vai por mim.

Vinicius
Vinicius
3 anos atrás

Essa abordagem foi interessante. Acredito que o caminho para uma evolução, crescimento e modernização no futebol brasileiro precisa-se tomar uma atitude de humildade. Reconhecer que estamos ultrapassados em comparação com a Europa, avaliar todo o trabalho e o processo que está sendo realizado atualmente e sentir-se incomodado com a situação posteriormente buscando mudanças, ou seja, aprender com quem está em ascensão futebolístico. Meu sonho é trabalhar no futebol como técnico, existem características de técnicos brasileiros que por partes é fundamental para meus estudos e formação, mas pretendo me inovar com técnicos de fora para buscar de certa forma um diferencial… Read more »

marcus vinicius
marcus vinicius
3 anos atrás

eles tem muito dinheiro mesmo né modernização não por isso q ultrapassa o brasil realidade e essa!

marcus vinicius
marcus vinicius
3 anos atrás

nada de copia e sim inventar formas de jogar Simples e objetivas !

maikon adriano da silva
maikon adriano da silva
3 anos atrás

Meu sonho Quero ver técinco uma vez minha Por isso eu vou bom isso.

HÉLIO CEZAR TEODORO
HÉLIO CEZAR TEODORO
3 anos atrás

Recentemente na mídia saiu uma polêmica entre o Renato Gaucho, técnico do grêmio, e o Antonio Carlos Zago, recentemente contratado pelo internacional, que pode ser visto no UOL. O Renato relativizando a questão de uma preparação mais teórica e aparentemente defendendo uma abordagem mais empírica, e o Zago, que fez recentemente uma incursão pela Europa fazendo cursos específicos de capacitação defendendo um estudo mais especializado para a carreira de treinador. Lendo o artigo ensaiamos um comentário que em síntese é mais ou menos o que segue: “Para quem tem uma inteligência inata para o futebol como Renato Gaucho, ótimo, mas… Read more »

fsil161
3 anos atrás

Resultados. São o que importa na carreira de um jogador e ainda mais na carreira de um treinador. Pode estudar o que for. Mas vai precisar ganhar jogos se quiser crescer. Não ha outro caminho.

HÉLIO CEZAR TEODORO
HÉLIO CEZAR TEODORO
3 anos atrás
Reply to  fsil161

O técnico para ganhar jogos tem que entender de futebol, óbvio, mas, existe alguém nesta condição? Para ilustrar isto, vejamos a metáfora da lagarta e da borboleta: o desenvolvimento natural da lagarta é se transformar (denominada de metamorfose), em borboleta, pois, assim ela como que dará um salto em termos de capacidade, entre elas, voar, e com isto aumentar suas chances de sobrevivência, etc. No caso do futebol, os diversos profissionais que atuam nesta área específica, o que fazem? Só se preocupam em formar super-lagartas em vez de craques, entre outros inúmeros equívocos do atual paradigma, pois não entendem quase… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
3 anos atrás

alguem pode me indicar algum curso online e com certificado, que seja de capacitação para treinador de futebol ?
Obrigado

Everton Cordeiro
Everton Cordeiro
3 anos atrás

Boa tarde a todos , tenho um grande interessa em me tornar um treinador de futebol , tenho visto sobre os cursos pela internet , mais também, não sei se os que são oferecidos, são de qualidade e se depois de fazer o curso vou ter alguma chance em algum clube, então se alguém já fez algum desses cursos , e esta trabalhando na área, se puder passar alguma informação seria muito importante , pois ai teríamos um “norte” a seguir. Obrigado

HÉLIO CEZAR TEODORO
HÉLIO CEZAR TEODORO
3 anos atrás

Everton eu acho que para começar você tem que se espelhar no exemplo de um Guardiola, de um Mourinho, pois, em primeiro lugar demonstraram possuir um certo amor pelo futebol (amor é essencial para tudo), pois, desde de crianças, acho, já optaram pelo futebol, jogaram profissionalmente até, ou seja, adquiriram o máximo de experiência dentro de campo, dos bastidores de um time de futebol, do inter-relacionamento dentro do mundo esportivo, não esquecendo de adquirir um aporte teórico substantivo sobre a função, penso eu que até acadêmica (não conheço em detalhe a vida dos dois treinadores acima, eu estou supondo isto,… Read more »

Everton Cordeiro
Everton Cordeiro
3 anos atrás

Hélio, realmente você tem razão em dizer que temos que nos espelhar em um Gardiola ou um Mourinho, mas infelizmente não tive a oportunidade de poder ser um jogador de futebol, sonhava com isso sim , creio que a metade dos brasileiros sonham com isso, mas infelizmente sempre morei em cidade pequena (embora isso não seja uma desculpa) e também não tinha o talento necessários , ou talvez até tivesse, não sei , mais a minha paixão pelo futebol é vidente, e o sonho também, mais para isso, tenho que ter um início, e realmente , a vida de treinador… Read more »

HÉLIO CEZAR TEODORO
HÉLIO CEZAR TEODORO
3 anos atrás

Olha Everton longe de te desestimular com o texto acima, eu só quis dizer para você procurar se preparar da melhor forma possível, buscando ou não uma formação acadêmica e a maior quantidade de experiência possível, mas, tendo consciência das limitações tanto de uma quanto de outra em virtude dos equívocos do atual paradigma em que elas estão baseadas (o exemplo do Guardiola e do Mourinho, foi só para mostrar a você que o interesse e o amor pelo futebol é essencial, porque a pessoa que gosta de algo mergulha fundo no seu objeto de interesse, e é isto o… Read more »

Adriano Rodrigues
Adriano Rodrigues
3 anos atrás

Quero fazer o curso de futebol

Douglas
Douglas
3 anos atrás

Eu tenho 21 anos de idade e gosto muito do cargo de treinador de futebol mas acho que eu nunca vou ser um técnico ?

Abner Halcsik
Abner Halcsik
3 anos atrás

Gostei deste curso, muitas informações necessárias.
Caso haja interessados, estou disponível para a atuação de Treinador de Futebol, Tanto em Elenco Principal tanto em
Categorias de Base.
Abs à todos.

Erik
Erik
2 anos atrás

O meu sonho é minha tornar técnico de futebol mais e bastante difícil encontrar alguém para mim ajuda com essas informações. Obrigado universidade do futebol eu acho que vou minha formar em educação física e logo em seguida buscar um curso na CBF

Davidson Henrique
Davidson Henrique
2 anos atrás

Primeiro passo é conhecer é trabalhar nos bastidores em um clube de futebol profissional ,aí vc vai ter ideia como funciona está área. A busca por resultado é absurda. Tem que conhecer em primeira lugar Vc,pra ver se consegui viver sobre pressão diária.

Dionata
Dionata
2 anos atrás

Por:Dionata Alexander Ramos.
posso dizer que é meu único sonho, virar técnico de futebol, poder levanta a taça junto ao meu time poder disputar diversas competições e poder vibrar com as emoções que nossos torcedores passam..

kaique dantas da silva
kaique dantas da silva
2 anos atrás

MEU SONHO É SER TREINADOR COMEÇAR POR UM TIME PEQUENO E COLOCAR ESSE TIME PARA BRIGAR TITULOS E SE TORNAR GRANDE CLUBE BRASILEIRO, UMA EQUIPE QUE EU TENHO MUITO DESEJO DE TREINAR É O SANTOS QUERO COLOCAR DE NOVO O SANTOS COMO O MAIOR DA AMERICA E DEPOIS PARTICIPAR DE UMA CHAMPIONS POR QUALQUER CLUBE EUROPEU

Rubens
Rubens
1 ano atrás

Estou começando agora. Do 0. Pra se tornar técnico. Preciso fazer Educação Física em bacharelado ou licenciatura? Alguém me ajuda.

Jefferson Rodrigues
Jefferson Rodrigues
21 dias atrás
Reply to  Rubens

Não cara , isso não existe educação física é pra preparador físico.
Você precisa estudar tática de jogo.
Saber montar seu time em campo.
E começar a pegar times pequenos e construir carreira se quiser chegar no profissional.
Vc pode ser analfabeto, mas se conhece o futebol e colocar um time pra ganhar Títulos vc vai ter sucesso.
Não perca seu tempo com educação física é comece a treinar algum clubes por aí 👍🏻

Jefferson Rodrigues
Jefferson Rodrigues
21 dias atrás

Tem muita gente babaca que acha por que faz faculdade, tem que ter oportunidade no Futebol. Muitos nem de futebol intende.
Pega muita gente que faz faculdade de educação, coloca pra montar tática de jogo que nem vai saber.
Educação física serve só preparador físico.
Já treinador só é pra quem intendem de Tática de jogo. Pode ser analfabeto, mas se for um treinador que sabe montar sua linha ofensiva, defensiva e colocar o time pra ganhar é a única regra de ser um bom treinador.
Espero ter ajudado👍🏻

Mais conteúdo valioso