Qual o seu posicionamento estratégico em relação à evolução do jogo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para falar de futebol, muitas vezes, recorremos a alguns conteúdos teóricos que, sob um olhar superficial, não tem relação direta com a modalidade. Por exemplo, para quem não tem o hábito de analisar este esporte a partir de uma perspectiva sistêmica, durante uma leitura sobre a teoria dos sistemas dinâmicos, pode passar despercebida a sua relação e aplicabilidade com o confronto de sistemas que é o jogo de futebol.

Na coluna desta semana, o conceito teórico que embasa a reflexão proposta advém da área de gestão, mais precisamente da área de Tecnologia da Informação (TI), e do posicionamento estratégico das organizações quanto às inovações tecnológicas. Assim como no exemplo supracitado, o posicionamento estratégico das empresas, aparentemente, não possui nenhuma relação com os clubes e treinadores de futebol. Mas será que não mesmo?

De acordo com um modelo conceitual, uma determinada empresa pode assumir quatro diferentes posicionamentos estratégicos sobre sua postura de desenvolvimento de inovação tecnológica. São eles: líder, seguidor rápido, seguidor lento e não seguidor.

As empresas líderes são aquelas que sempre criam uma nova solução tecnológica para aquilo que vem sendo feito. A inovação é um diferencial competitivo e parte importante da missão da organização é quebrar paradigmas.

As seguidoras rápidas, estrategicamente, não investem a ponto de serem inovadoras, porém, estão sempre atentas ao que o mercado está fazendo e, principalmente, acompanhando os principais concorrentes. De olho nos melhores, é possível com menor risco e custo de investimento acompanhá-los no desenvolvimento de seus produtos.

Já as empresas seguidoras lentas acompanham as mudanças ao seu redor, porém, por algum motivo (financeiro, ideológico, estrutural, objetivos) não participam destas transformações num primeiro momento. Como o próprio nome sugere, o desenvolvimento tecnológico ocorre de maneira gradual.

E, por último, as organizações não seguidoras. Tem noção do que o meio quer, porém, estão tão especializadas numa fatia específica (cada vez menor) do mercado que preferem continuar fazendo como acham (ou aprenderam) que deve ser feito. Inovação “passa longe” destas empresas, porém, engana-se quem pensa que de uma hora para outra irão fechar as portas.

E qual a relação da inovação tecnológica das empresas com a evolução do jogo de futebol? Substitua a empresa pelas palavras clube ou treinador, inovação tecnológica por tendências do jogo e releia os cinco parágrafos anteriores!

A evolução do jogo é indiscutível. Quando observamos jogos de 40, 30, 20 ou 10 anos atrás e os comparamos com os grandes jogos do futebol mundial praticados na atualidade, parecem, inclusive, outra modalidade. Tal evolução global do jogo tem sido mensurada por analistas, estudiosos e empresas especializadas e traduzida em informações capazes de ilustrar detalhadamente cada um dos milhares de acontecimentos de uma partida.

Periodicamente, surgem novas tendências no futebol mundial de ponta: tiki-taka, contra-ataques cada vez mais velozes, goleiros mais adiantados, linhas defensivas de 5 jogadores, recuperações imediatas após a perda da posse de bola, saídas ofensivas com linha de 3, zonas pressionantes com ajustes individuais circunstanciais, bolas paradas curtas, etc.

Assim como no contexto empresarial, para cada um dos posicionamentos estratégicos, não existe melhor ou pior postura. Depende, exclusivamente, de cada empresa e do papel que ela pretende assumir no mercado. Obviamente, para cada papel assumido, uma consequência sistêmica será obtida.

Para concluir, voltando para o futebol: você sabe qual o posicionamento estratégico do seu clube? E o seu?

Aguardo sua resposta. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso