Quem treina o treinador de futebol no Brasil? – O que é ser um treinador de sucesso

Salve, salve amantes do futebol! Na coluna anterior falamos sobre a importância da melhora no processo de tomada de decisão do treinador e trouxemos algumas sugestões de como ele pode desenvolver tal capacidade. Nesta, falaremos sobre os caminhos que podem ajudar a levar o treinador a uma carreira de sucesso.

O que é sucesso para você? É possível que possa existir um certo relativismo quanto ao que é sucesso para um treinador. No entanto, existem alguns estudos sobre treinadores de sucesso que buscam caracterizar e delimitar o que os próprios treinadores e pesquisadores da área pensam sobre o assunto. Dentre algumas definições, é possível compreender que o sucesso de um treinador vai além de conquistar títulos e resultados.

Em 3 anos de profundo estudo sobre o tema, descobriu-se que pode-se resumir o sucesso de um treinador em 5 proposições: i) Resultado desportivo; ii) Elevar o potencial de performance dos relacionamentos estabelecidos (atletas, comissão técnica, gestores e etc.); iii) construir e deixar legados; iv) Extrair o máximo dos indivíduos e da equipe; v) Agregar valor, processos e potencializar o ambiente em que atua.

Apesar de atuar num contexto de muita instabilidade e alta complexidade, o treinador de futebol se vê refém dos resultados desportivos. Daí surge a necessidade da reflexão sobre o que é ser treinador, a sua definição ou até a ressignifição do sentido de sua atuação. Afinal, muitos se frustram por não alcançarem números, mas talvez encontrar prazer no trabalho diário ao se libertarem e emanciparem do reducionismo da avaliação de uma carreira apenas pelos resultados.

Se essa reflexão faz sentido para você, fica o convite para a reflexão em relação aos questionamentos a seguir, que podem ajudar na ressignificação sobre o que é a carreira de um treinador, e como podemos medir o seu sucesso:

a) O que é potencialmente mais prazeroso na atuação e dia a dia de um treinador?
b) O que leva uma pessoa a escolher por essa carreira?
c) O que significa ser um treinador de futebol?
d) Qual das 5 definições de sucesso supracitadas me fazem mais sentido?
e) Se não é possível vencer sempre, qual o melhor caminho?
f) O que é ser um treinador de sucesso?

Fez sentido? Afinal, o que é ser um treinador de sucesso para você? Deixe seu comentário abaixo! Grande abraço e sucesso!

• MARTENS, Rainer. Successful Coaching. 4. ed. Champaign: Leisure Press, 2012.
• Becker, AJ . It’s not what they do, it’s how they do it: athlete experiences of great coaching. Int J Sports Sci Coach 2009; 4: 93–119.