Quem vai ganhar o Campeonato Brasileiro?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quem trabalha com análise de desempenho e informações no futebol, nesta época do ano, é questionado sobre quem irá ganhar o campeonato. Com certeza se análise de desempenho fosse bola de cristal, projetaríamos e mentalizaríamos uma série de possibilidades e conspirações astrais e esotéricas para elencar uma resposta.

Pois bem, amigos, o campeão brasileiro de 2011 será…

…ou Corinthians, ou Vasco ou Fluminense.

Exatamente. Não fique bravo. Análise de desempenho não é bola de cristal. Análise de desempenho, o próprio nome já diz, analisa o desempenho. E como tal só pode ser feito se este já ocorreu.

Então, diriam alguns, isso tudo é uma grande enganação? Lógico que não. Já dizia o pensamento de Maquiavel, que observar o passado e seus métodos ajuda a compreender e traçar o futuro.

Eis o ponto de confusão de quem espera que a análise, o scout, enfim, as ferramentais utilizadas, possam prever o que acontecerá. O correto é fixar no pensamento de Maquiavel e detalhar o que quer dizer.

Estudar o passado não é prever o futuro, e sim analisar, diagnosticar elementos significativos que possam ser utilizados no presente e no futuro, fazendo, assim, percorrer um caminho diferente, baseado em informações prévias, informações baseadas nos fatos e que indicam tendências ou necessidades de mudanças para que o que acontece agora ou no futuro possa se adequar a metas e desejos traçados.

Isso evidencia a relação que se deve estabelecer entre tecnologia, análise e expectativas. Infelizmente, muitos clubes e profissionais rejeitam e discriminam, pelo simples fato de não compreender no que realmente tais recursos possam ajudar. Assim, quando eu crio uma expectativa e ela não é atendida, a frustação gera criticas, já que o desejo e a meta projetados em cima do recurso não foram atendidos.

É preciso que se entenda o real papel dos recursos de análise como complemento a preparação e análise da equipe: só assim deixaremos de perguntar quem vai ser o campeão e passaremos a questionar o que precisamos mudar e ajustar para que possamos ser os vencedores de fato.

Para interagir com o autor: fantato@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso