Universidade do Futebol

Artigos

14/10/2011

Quiropraxia: um coringa do departamento médico

Diariamente, percebo o quanto a quiropraxia pode agregar no esporte, baseado-me no retorno dado pelos atletas, sejam amadores ou profissionais. Após os atendimentos de tratamento preventivo, reabilitação de lesões e dores residuais em articulações e músculos, os atletas retornam com relatos de como conseguiram diminuir as queixas após treinos e competições ou o quanto estão evoluindo na reabilitação das lesões e na amplitude de movimentos. Melhora de amplitude esta que condiciona a melhor performance em treinos e jogos.

A quiropraxia atualmente ocupa nos EUA a terceira maior profissão com número de profissionais, somente atrás de medicina e odontologia. Praticamente há mais de 30 anos os quiropraxista desportivos atuam no Comitê Olímpico Norte Americano, auxiliando os atletas a buscarem seu melhor desempenho, pois em um mundo onde a diferença entre o primeiro e segundo colocado é pequena, quem estiver mais perto dos 100% de sua condição em busca da melhor performance larga na frente.

O objetivo da quiropraxia é identificar, corrigir e prevenir os problemas articulares que podem estar se manifestando dolorosamente ou ainda não. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou manipulação articular, sendo que problemas musculares também se beneficiam do tratamento, pois também possuem técnicas específicas para os mesmos. Esses ajustes são manobras com vetor de correção específico, de baixa amplitude e alta velocidade.

Diferentemente da situação em que a quiropraxia encontra no futebol europeu onde já está estabelecida e diariamente agregada ao departamento médico, no Brasil, os clubes de futebol ainda estão passando por um momento de descobrimento, mas tornando-se uma novidade muito bem aceita pelos atletas.

O Laboratório do AC Milan causa inveja e é a expressão de sucesso da filosofia de quiropraxia aplicada ao futebol mais exigente do mundo

Algumas realizações do trabalho realizado no clube italiano:

1. “Total de dias perdidos através do esporte: diminuiu 43%”

2. “O uso de fármacos foi reduzido em 70%”

3. “Reprodução de lesões foi reduzida em 66%.”

O segredo do sucesso do AC Milan é uma das razões para a longevidade de sua equipe.

Esse laboratório já famoso agora é observado com admiração pelos rivais da Europa, pois ele tem sido capaz de manter por muitos anos jogadores em atividade no primeiro nível do futebol mundial e continuam a ser ativos na Liga dos Campeões (Uefa Champions League).

Combinando quiropraxia com outros métodos de reabilitação e prevenção, tem havido um desempenho incrível em termos de lesões reduzida e perda de dias de jogadores no campo.

Os jogadores adoram. Paolo Maldini e David Beckham testemunharam a favor dos atendimentos quiropráticos de Meersseman, um quiropraxista que, em seu país, não foi capaz de exercer a atividade porque seus métodos preventivos de saúde não foram entendidos. Já a Europa prontamente o recebeu, absorvendo a quiropraxia e utilizando a favor de seus atletas e de um dos clubes mais tradicionais no futebol mundial. É onde a neurologia, a bioquímica, psicologia, odontologia e quiropraxia são usados para manter a forma e para detectar possíveis lesões.

Hoje, a prevenção de lesões e integridade física dos jogadores são a base da abordagem mais científica para o laboratório global e muitos times de futebol estão estudando como se mover na mesma direção.

“A quiropraxia é a mais eficiente ciência de apoio médico para disciplinar as equipes de futebol. O seu papel não é apenas terapêutico, previne lesões em jogadores de classe mundial, cujos valores podem atingir vários milhões de dólares e que significam muito para os clubes”, disse Messerman.

O conceito fundamental introduzido por ele foi determinado assim: “O físico é a filha de três mães: equilíbrio, resistência e coordenação. Em seguida, uma abordagem para a prevenção de lesões é essencial. Eles são o capital de toda a equipe”.

Quiropraxia não só trabalha para eliminar a dor e os problemas de saúde. Esportes e prevenção de lesões são uma grande área na qual ela também atua.

Lembrem-se: algumas pessoas têm sucesso por estarem no lugar certo e na hora certa, mas outras tantas conquistam títulos e alcançam o sucesso porque tomaram decisões certas e inovaram na hora certa, tornando-se naquele momento diferenciadas e melhor do que a média, mudando um paradigma, apresentando uma nova visão e um novo modo de realizar as coisas.

Treine como se você fosse o pior. Jogue como você fosse o melhor.

*Contato: www.bridiquiropraxia.com.br
 

Comentários

Deixe uma resposta