Reflexões sobre o método de avaliação nas categorias de base

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para todos os profissionais envolvidos com categorias de base, a proximidade do final do ano também significa a proximidade da tomada de decisões muitas vezes difíceis, que geram dilemas, desentendimentos e crises de consciência. Isso porque o final do ano e de uma temporada implica na necessidade de se decidir sobre quais atletas serão absorvidos, contratados, promovidos ou dispensados pelo Departamento de Base.
Em meio aos vários dilemas vividos na gestão das categorias de base de um clube de futebol (e porquê não, nas escolas de futebol Brasil afora) talvez o processo de avaliação seja um dos que gera mais incertezas, discussões e aflições.
Por “avaliação”, entendamos aqui como os processos, critérios e métodos utilizados inicialmente na identificação do talento, e depois aplicados ao longo da trajetória do jovem no decorrer das diferentes categorias, que culminaria em sua projeção futura ao status de atleta profissional. É por meio dessas avaliações que jovens atletas são captados, promovidos, contratados e dispensados.
Importante que se diga já aqui no início que este texto não possui a pretensão de apresentar um formato “ideal” de avaliação. Menos ainda determinar exatamente quais critérios devem ser privilegiados na identificação de um atleta talentoso ou mesmo na avaliação de sua projeção futura como atleta profissional. A intensão deste texto é tão simplesmente a de apresentar as minhas reflexões sobre os dilemas vividos no processo de avaliação e apontar para uma direção relacionada ao método a ser empregado, sem dúvida respeitando as particularidades de cada instituição de futebol.
Os envolvidos no processo, desde os captadores (conhecidos também como “olheiros”), passando pelos treinadores, coordenadores técnicos e chegando aos executivos e diretores estatutários, todos acabam por possuir sua opinião a respeito de como deve ser feita a identificação e avaliação dos talentos a serem atraídos e desenvolvidos no clube a que servem.
De certa maneira, todos buscam por uma “bola de cristal”, que seja precisa o suficiente para se prever o quanto o “talento” atraído e desenvolvido no clube irá realmente “virar”, se tornando um atleta ou equipe de atletas cujo alto nível de desempenho possa contribuir com resultados esportivos e financeiros ao clube.
Para continuar lendo o artigo na íntegra, clique aqui.

*Gabriel Puopolo de Almeida atualmente é psicólogo da categoria sub-20 do São Paulo FC. É bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte USP/SP, Mestre em psicologia da aprendizagem pelo Instituto de Psicologia da USP. Atua também como instrutor da CBF Academy para as áreas de Psicologia do Esporte e Gestão de Pessoas.

Notify of
Oldest
Newest Most Voted
RAFAEL ALAN