Regulando as emoções do atleta

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Quando chegam os momentos decisivos das competições é inevitável que os atletas sejam impactados emocionalmente por um desempenho ruim, uma derrota ou até mesmo uma desclassificação.

E esse impacto emocional pode afetar uma ampla variedade de fenômenos no time aonde o atleta atua. O descontrole emocional pode afetar a aprendizagem do atleta, a sua memória, a interação social e as tomadas de decisão. A emoção negativa pode ter um impacto particularmente desestabilizador nas equipes de futebol.

O atleta enquanto ser humano que atua com alto nível de emoção, necessita de apoio e desenvolvimento para poder autorregular a sua emoção, para que não deixe sua performance piorar devido a pressões cotidianas ou estresse excessivo.

Neste ponto acredito que o trabalho de um coach pode contribuir e muito, promovendo o desenvolvimento do atleta quanto ao aprendizado de valiosas técnicas de comportamento para serem empregadas e utilizadas para que este possam se autorregular e desta forma combater seus estados afetivos negativos.

Para ilustrar a questão da regulação emocional, compartilho algumas das técnicas, sugeridas por Skiffington & Zeus (2003), que considero como extremamente úteis para uma aplicação por parte do atleta.

• Reconheça seus padrões estáveis de repostas emocionais – Todos nós, inclusive os atletas, tendemos a ter maneiras estáveis e conscientes de responder emocionalmente à estímulos e ambientes. A nossa capacidade de entender nosso próprio padrão nos permite reconhecer quando ela se manifesta e quando necessitaremos aplicar técnicas de regulagem no momento inicial da emoção;

• Humor – Este é um método efetivo de regular estados emocionais negativos, especialmente a frustração e a raiva. Os atletas podem ser encorajados a olhar com humor algumas situações de dificuldade, afinal de contas, ou se acredita que o atleta pode render mais e desenvolver-se ou se acredita que tudo está errado no elenco e desfaz-se uma equipe inteira após uma desclassificação. Neste ponto, o bom senso é bem empregado para avaliar com sensibilidade a melhor forma de utilizar o humor;

• Intervalo – Ausentar o atleta de uma situação de alto estresse permite que ele tenha tempo necessário para relaxar a reavaliar toda a situação em busca de clareza e assim conseguir tomar as melhores decisões para seguir adiante;

• Meditação e técnicas de relaxamento – Estas são sempre muito úteis e contribuem para manutenção de tranquilidade, além de nutrir um pensamento claro no atleta.

• Compartilhar as emoções – Esta técnica pode contribuir para a diminuição dos estados de tensão e emoções negativas. Porém devemos ter cuidado com os excessivos desabafos de sentimentos negativos, especialmente no que se refere a raiva, pois corremos o risco de aumentar o sentimento negativo ao invés de conseguirmos regulá-lo.

Então amigo leitor, eu penso ser de extremo valor para os atletas a capacidade de autorregular uma emoção negativa pois como disse anteriormente uma desclassificação sempre será inevitável para muitos deles, afinal de contas em toda competição apenas um time se sagra campeão, certo? Porém, como o ano e a própria carreira do atleta não acaba ali, ele deve estar preparado pois uma outra competição já baterá à sua porta.

Até a próxima.

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