Série pré-temporada: atividade conceitual para a manutenção da posse de bola

Após abordar a pré-temporada na coluna “Que venha a pré-temporada: treino físico x treino tático”, recebi vários e-mails perguntando sobre que tipo de atividade pode ser utilizada nesse momento da periodização.

Como sempre afirmo, não existe receita de bolo: para cada processo existem atividades que se encaixarão melhor em cada um dos momentos do planejamento.

Porém, como essa coluna é voltada para a prática, tenho que apresentar algo específico e que utilizo para o desenvolvimento integral da equipe na pré-temporada.

Antes de criar a atividade, escolhi um conteúdo amplamente discutido nas últimas semanas por conta do Barcelona, que é a manutenção da posse de bola.

Esse conteúdo faz parte dos princípios operacionais do jogo, que orientam a ação dos jogadores nos momentos de ataque e de defesa e são divididos em três de ataque e três de defesa, segundo Bayer. Existem ainda os princípios de transição que são definidos por Leitão.

No ataque, além da manutenção da posse de bola, temos a progressão ao alvo e o ataque efetivo à meta contrária.

Na manutenção da posse de bola, os jogadores têm regras de ação que os orientam a fim de manter o controle da bola através da transmissão da posse da mesma, onde toda a equipe buscará ter muita mobilidade, com desmarcações e criação de linhas de passe.

Tudo isso é treinado.

Na pré-temporada, posso, então, criar atividades conceituais.

Nessas atividades, os conceitos serão abordados e as regras de ação serão desenvolvidas em um ambiente geral. Além disso, as atividades conceituais têm um potencial grande no que tange o desenvolvimento das capacidades físicas específicas; sendo assim, posso utilizar muito bem esse tipo de atividade desde o início da pré-temporada. Só preciso adequar as regras e aumentar gradativamente as exigências cognitivas e físicas de jogo das mesmas.

Abaixo, elenco três atividades para o desenvolvimento da manutenção da posse de bola na pré-temporada através de atividades conceituais e uma atividade para o aquecimento específico. Cada atividade deve fazer parte de um processo e não necessariamente as três farão parte da mesma sessão de treino.

Atividade 1

Descrição
– Atividade de 9 X 2, o famoso bobinho com dois jogadores no meio. Essa atividade pode ser utilizada como forma de aquecimento específico e ter suas regras modificadas a fim de adequar o exercício ao momento do processo; essa atividade também pode ser utilizada como atividade técnica para o passe.

Para levar a atividade ainda mais a campo trouxe um vídeo do Barcelona realizando tal atividade – façam uma observação detalhada do mesmo, pois ele nos traz muitas informações importantes.

Atividade 2

Descrição

– Atividade de 4 X 4 + Coringa, onde o objetivo das equipes é trocar seis passes dentro do espaço delimitado.

Regras e Pontuação
– 1 ponto quando a equipe realizar seis passes sem interrupção.

Atividade 3

Descrição
– Atividade de 6 X 6 + 6, onde o objetivo das equipes é trocar 10 passes consecutivos. Duas equipes de seis jogadores se enfrentam dentro do espaço e há uma equipe de fora que joga como apoio para a equipe que tem a posse de bola.

Regras e Pontuação
– 1 ponto quando equipe fizer 10 passes consecutivos.
– Equipe que está de coringa por fora do campo pode dar apenas dois toques na bola e a mesma não pode ser passada de coringa para o coringa.

Atividade 4

Descrição

– Atividade de 8 X 8 + 4 coringas, onde o objetivo das equipes é trocar passes consecutivos passando pelos quatro quadrantes do campo. Em cada um desses quadrantes deve ter um jogador fixo da equipe, enquanto os demais se movimentam livremente juntamente com os coringas.

Regras e Pontuação
– 10 pontos quando equipe trocar passes nos quatro quadrantes do campo.
– 1 ponto para cada cinco passes sem interrupção.

Mãos à obra!

Até a próxima!

Para interagir com o autor: bruno@universidadedofutebol.com.br