Sinovite é principal causa de dor no quadril jovem

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A causa mais comum de dor no quadril de um atleta jovem é a sinovite transitória, um distúrbio inflamatório não-específico. Embora sua etiologia permaneça desconhecida, trauma e infecção viral aparecem como possíveis respostas.

Os sintomas mais comuns desse fenômeno são a marcha antálgica apresentada pelo alteta. No caso de uma criança, ele pode se manifestar na forma de dor aguda ou de início gradativo na coxa ou no quadril.

Para se identificar a ocorrência da sinovite transitória, basta notar a existência da sensibilidade localizada e a amplitude de movimento dolorosa do quadril. Por outro lado, estudos laboratoriais e radiografias geralmente indicam resultado negativo. Algumas semanas são suficientes para a recuperação desse distúrbio autolimitante.

No entanto, a sinovite transitória não é a única responsável pela dor no quadril. Infecção, doença reumatóide e deslizamento da epífise capital femoral são outros fatores geradores de incômodos e implicam tratamento específico.

O repouso absoluto em posição confortável é imprescindível. Tração cutânea para imobilização e a utilização de medicamentos antiinflamatórios não-esteróides também fazem parte do processo. Estima-se que em dois dias uma melhora significativa dos sintomas já pode ser observada.

Assim que a dor aguda tiver diminuído, já é possível ao atleta iniciar o retorno gradativo às suas atividades anteriores, num prazo de duas semanas. No entanto, uma volta prematura, sem que a dor tenha diminuído, pode provocar uma recaída prematura nos sintomas do paciente.

Bibliografia

CANAVAN, Paul K.. Reabilitação em Medicina Esportiva. Editora Manole, 2001.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso