Super Bowl: exemplo para o futebol

Ainda em fase de desenvolvimento no Brasil, o futebol americano é uma verdadeira febre nos Estados Unidos. Desde os anos 90, quando ultrapassou o “baseball”, o “football”, como é conhecido nos EUA, se tornou o esporte mais popular do país.

A National Football League (NFL) é a maior liga de futebol americano do mundo. Organizada em duas conferências (Americana- AFC e Nacional-NFC) a NFL é a maior liga de esportes na América do Norte e uma das maiores do mundo.

Os campeões de cada Conferência disputam a finalíssima chamada de Super Bowl e decide o campeão da temporada.

O Super Bowl disputado desde 1967, após a união das duas principais ligas do país (NFC e AFC), é o maior evento desportivo e a maior audiência televisiva do país, assistido anualmente por milhões de pessoas nos Estados Unidos e em todo o mundo. Em 2016, a transmissão  da partida entre New England Patriots e Seattle Seahawks, teve a maior audiência de televisão registrada nos Estados Unidos, com cerca de 114 milhões de telespectadores. No mundo, o Super Bowl só perde em audiência para a final da UEFA Champions League.

Slider-Site(1)

Além disso, O Super Bowl possui a publicidade mais cara da televisão americana. Para se ter uma ideia, em 2016, a CBS vendeu 30 segundos de propaganda por cinco milhões de dólares (cerca de 17 milhões de reais). O valor se torna ainda mais significativo quando se observa que na sua primeira edição, em 1967, o anúncio custava 268 mil dólares, valor que não pagaria 2 segundos em 2016.

No próximo domingo ocorrerá a 51ª edição do Super Bowl em partida disputada entre o New England Patriots, Campeão da Conferência Americana (AFC) e o Atlanta Falcons, Campeão da Conferência Nacional (NFC). O jogo será disputado em Houston e o já tradicional show do intervalo ficará a cargo de Lady Gaga. Enfim, um mega evento que monopolizará toda a mídia norte americana e trará retorno financeiro astronômico às equipes, emissoras e patrocinadores.

O Super Bowl (e os formatos das ligas americanas) é um exemplo colossal para o futebol brasileiro. Além de sermos um país de dimensões continentais como os EUA, o povo brasileiro é tão apaixonado pelo futebol, quanto o americano pelo “football”. Seria incrível uma grande final do campeonato brasileiro em estádio previamente definido, ou ao menos uma Supercopa do Brasil entre os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil abrindo ou fechando a temporada.

O esporte se tornou um grande negócio e no Brasil explora-se muito pouco o mega potencial das marcas dos clubes e da paixão pelo futebol. E, ainda, sobre o Super Bowl, domingo será uma baita oportunidade para conhecer o esporte e, ainda, curtir o show da Lady Gaga e ver o Tom Brady (principal jogador dos Patriots e marido da Gisele Bündchen) em ação.