Técnicas para o estímulo do raciocínio rápido

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A técnica de redução de espaço para a condição de treinamento advém da necessidade de fazer com que o jogador saiba reagir com velocidade a fortuitos episódios e momentos do jogo. O futebol de alto rendimento tático e técnico praticado na atualidade exige do atleta rapidez de raciocínio para que decisões sejam tomadas em poucos segundos com a bola nos pés.

Para estimular casos como esse, o treinamento em espaço reduzido é um método de treinamento adotado em várias equipes de todo o mundo. A aplicação do modelo consiste, basicamente, na diminuição das dimensões do campo de jogo. Desta maneira, o jogador aplica todos os componentes de uma partida de forma ainda mais rápida e intensa.

Ao treinarem num espaço menor de campo, os atletas pegam mais na bola, aumentando assim sua participação no exercício ministrado. Com isto, o jogador se vê em situações em que é obrigado a improvisar, fazendo com que sua criatividade seja exercitada.

Assim como o drible, a criatividade é dependente da individualidade do jogador, não havendo regras para o seu desenvolvimento. Para tanto, ela deve ser estimulada no treinamento através da repetição sistemática desituações complexas que necessitem ser solucionadas.

Portanto, o treinamento em espaço reduzido pode ser uma alternativa metodológica interessante como forma de aperfeiçoar a capacidade de improvisação por parte dos atletas e o pensamento rápido.

Bibliografia

Cyro Garcia Leães. Futebol: treinamento em espaço reduzido. Editora Movimento, 2003.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso