Temperamentos e a adaptação do jogador brasileiro expatriado

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por ainda sermos um grande mercado abastecedor de jogadores de futebol , centenas de atletas brasileiros se aventuram anualmente rumo a diversos destinos do planeta, mas, apesar das vantagens financeiras, encarar esse novo desafio não é tarefa fácil para todos. Muitas dificuldades são encontradas durante o processo de adaptação, variando de indivíduo a indivíduo, devido a um grande numero de fatores, entre eles o temperamento.
Apesar do temperamento melancólico ter tido em geral um menor índice de adaptação em quase todas as questões, devido ao pequeno número de respostas recebidas, não é possível afirmar com certeza se existe uma relação entre os temperamentos e a adaptabilidade.
Fato é que, nesta pesquisa, os temperamentos de sistema nervoso forte tiveram relativa similaridade nas respostas, enquanto o temperamento melancólico se diferenciou mais acentuadamente em sua adaptação, podendo ser um caso isolado ou mesmo um sinal de diferenças nas capacidades de adaptação entre os temperamentos.
Para ler o artigo na íntegra, basta clicar aqui

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
isaias
isaias
4 anos atrás

Boa tarde, esse artigo na minha opinião é de extrema importância para todos os envolvidos no futebol como um todo.principalmente para aqueles que trabalham diretamente com jogadores, na gestão de carreira dos mesmos, até para saberem que tipo de personalidade e temperamento o atleta tem, e em que situação ele se enquadraria melhor do ponto de vista de transferências nacionais ou internacionais. também acho que tem um papel importante esse estudo, não somente para falarmos em transferência s internacionais, mas também em transferências nacionais, já que somos um país com dimensões continentais, e com uma vasta diversidade cultural, econômica, social… Read more »

Edvaldo Della Casa
4 anos atrás
Reply to  isaias

Obrigado Isaias, o aspecto mental é bastante “negligenciado” não só no futebol, mas no esporte em modo geral.
Resolvi escrever por este tema quando estava acompanhando uma semana de treinamentos do Shakthar Donetsk, e lá vi grandes jogadores encostados por não renderem um bom futebol, assim me surgiram essas duvidas, os porquês, quais as causas e como podemos interferir.

Mais conteúdo valioso