Teremos tempo para a sustentabilidade na Copa?

A agenda da sustentabilidade tem ocupado grande parte dos debates e preocupações de diversos organismos públicos e privados. O tema está presente nas mesas de discussões e projetos para a Copa do Mundo de 2014, com algumas cidades falando em “estádios verdes” e “ecologicamente corretos”.

Segundo apurei superficialmente, cada estado com projetos de estádio para a copa deverá criar uma “Comissão de Meio-Ambiente e Sustentabilidade”. O Rio Grande do Norte, segundo noticiou o Portal 2014 (www.copa2014.org.br), foi o último estado a criar a tal comissão.

O fato é que pesquisei sobre as suas atribuições e nada encontrei (se algum dos leitores souber explicar a respeito de tais funções desta comissão, agradeço imensamente). Além disso, pelo recorrente e anunciado atraso em muitas das obras ligadas à copa, passei a questionar: será que sobrará algum tempo para de fato aplicar princípios de sustentabilidade nas instalações esportivas (e urbanas) ligadas ao mundial de futebol?

A reflexão é muito simples. Se o tempo está ficando cada vez mais curto para fazer o básico, como é que podemos esperar aquilo que para muitos é supérfluo? Talvez o tema da sustentabilidade tenha deixado de ser supérfluo há algum tempo, mas não é difícil imaginar que, com o torneio batendo à porta, há de se criar as condições básicas para que um jogo de futebol ocorra, fazendo as devidas maquiagens em nome do “embelezamento do espetáculo” e ponto final.

Entre fazer uma cobertura rápida e simples, e outra que demandará mais tempo para colocar placas de captação de energia solar, por exemplo, alguém tem dúvida do que será feito? E esperar que algo ocorra de benfeitoria nesse sentido após a Copa seria como escutar conversa fiada, a qual já estamos acostumados.

De acordo com Bell (2002), sustentabilidade é “internalizar as responsabilidades sociais e de meio-ambiente dentro de uma estratégia de negócios como forma de capacitar a organização para entregar benefícios permanentes para as gerações atuais e futuras de acionistas, colaboradores e demais stakeholders”.

Por tudo isso, o que se falou sobre planejamento em vários textos aqui publicados na Universidade do Futebol volta a aparecer como ponto de corte entre um megaevento bem administrado e aquilo que se coloca na mídia como plataforma política-eleitoreira. Que a copa seja sustentável de fato, e que o tema fique evidenciado sempre, em todos os processos de execução, planejamento e operacionalização das obras (e não apenas na falácia de alguns discursos de palanque).

Referências

Bell, D. V. J. (2002). “The Role of Government in Advancing Corporate Sustainability. Background Paper”. Disponível em www.sustainableenterpriseacademy.org.

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br