Tipos de jogos na prática: das atividades técnicas às contextuais

Na coluna “Os tipos de jogos: o técnico, o conceitual, o específico e o contextual”, apresentei as definições, conceitos e implicações dos diferentes tipos de jogos utilizados no treinamento e na pedagogia do futebol.

Nesta semana, vou transportar esses conteúdos para o campo e apresentar atividades práticas que ilustram os jogos técnicos, os jogos conceituais, os jogos específicos e os jogos contextuais.

Os exemplos práticos serão apresentados a fim de trazer luz às diferenças e similaridades de cada um desses jogos.

Então, vamos lá!

Jogos Reduzidos e Adaptados no Futebol: conheça o novo curso online da Universidade do Futebol! Faça a primeira aula gratuitamente

Comecemos com os jogos técnicos:

Jogo Técnico

O jogo técnico abaixo tem por objetivo desenvolver o cruzamento e a finalização (com os pés e com a cabeça) dos jogadores em situação de jogo.

Descrição
– Atividade de 4 + Goleiro X 4 + Goleiro + 2 Coringas, em que o objetivo maior das equipes é realizar o gol; contudo, as regras orientarão os jogadores quanto à utilização dos cruzamentos e do tipo de finalização que será utilizado.

Regras e Pontuação
– Equipe marca 1 ponto quando fizer o gol.
– Equipe marca 2 pontos quando fizer o gol originado de um cruzamento.
– Equipe marca 3 pontos se fizer o gol de cabeça originado de um cruzamento.
– Os coringas auxiliarão a equipe que estiver com a posse de bola e poderão fazer gol.
– Será considerado cruzamento toda a bola alçada dentro da área a partir dos corredores demarcados. Qualquer jogador pode entrar nessa área e realizar o cruzamento.

Jogo Conceitual

O jogo conceitual abaixo tem por objetivo desenvolver o conceito de retirar a bola da zona de pressão na transição ofensiva e pressionar a bola imediatamente após a sua perda na transição defensiva.

Descrição

– Atividade de 4 + Coringa X 4 + Coringa, em que o objetivo da equipe que recupera a bola é retirar imediatamente a mesma da zona de pressão fazendo um passe para seu coringa, já a equipe que perde a posse de bola deve pressionar a bola e evitar que a mesma seja retirada da zona de pressão.

Regras e Pontuação

– Quando a equipe fizer um passe para seu coringa imediatamente à recuperação da posse de bola marca 1 ponto.
– Quando a equipe trocar cinco passes em seu campo marca 1 ponto.
– Os coringas só jogam em posse de bola.

Na figura, o coringa roxo auxilia a equipe azul e o coringa amarelo auxilia a equipe amarelo/preto. Para marcar ponto, a equipe amarela deve fazer um passe para seu coringa e/ou trocar cinco passes no meio campo da direita (metade do campo onde está o coringa amarelo) e equipe azul deve fazer um passe para o coringa roxo e/ou trocar cinco passes em sua metade do campo (metade direita onde os jogadores estão dispostos).

Jogo Específico

O jogo específico abaixo tem por objetivo desenvolver a progressão individual e coletiva e a recuperação da posse de bola em regiões específicas do campo.

Descrição

Atividade de 11×11, em que o objetivo da equipe que está com a posse de bola é progredir no campo de jogo até a região demarcada e finalizar a jogada; já a equipe sem a posse de bola deve direcionar o adversário para as laterais para tentar recuperar a posse de bola.

Regras e Pontuação

– Equipe marca 3 pontos se fizer o gol.
– Equipe marca 1 ponto se ultrapassar a linha tracejada com a bola dominada (linhas tracejadas vermelhas).
– Equipe marca 1 ponto se recuperar a bola nos corredores laterais do campo (demarcados pelas linhas tracejadas amarelas).

Jogo Contextual

O jogo contextual abaixo tem por objetivo desenvolver a criação de apoios entre as linhas de marcação do adversário (que a equipe hipoteticamente enfrentará no final de semana), que joga no 1-4-4-2 em linha e deixa espaços entre a defesa e o meio.

Descrição

– Atividade de 11 X 11, em que a “equipe B” jogará conforme o adversário do fim de semana, em um 1-4-4-2 em linha. Como foi detectado que as linhas de marcação desta equipe não jogam muito agrupadas na defesa, o objetivo é potencializar a utilização desses espaços pela “equipe A” para manter a posse de bola e progredir no campo de jogo.

Regras e Pontuação

– Equipe marca 3 pontos quando fizer o gol.
– Equipe A marca 1 ponto quando um jogador receber um passe entre as linhas de marcação do adversário.
– Equipe B marca 1 ponto quando recuperar a bola antes dela chegar entre suas duas linhas de marcação (linha de defesa e meio).

Na situação acima, se o jogador número 2 da equipe amarela que está com a posse de bola fizer um passe certo para o jogador número 9, sua equipe marca 1 ponto; já se os jogadores número 5 ou 10 da equipe azul interceptarem o passe, quem marca o ponto é a equipe azul.

Espero ter ajudado na prática. Agora, é com vocês…

Até a próxima!

Para interagir com o autor: bruno@universidadedofutebol.com.br