18/12/2010

Tornozeleira específica para prática de futebol de campo

A estrutura do futebol tem características específicas, já que o espaço de jogo é muito grande, exigindo grande capacidade física dos atletas, principalmente em corridas de diferentes velocidades. O fato de se jogar com os pés exige uma elevada capacidade técnica e tática e o baixo número de êxitos quantitativos (gols) conseguidos durante um jogo demandam elevado nível de estabilidade psíquica dos jogadores.

Mais da metade das atividades do jogador em uma partida ocorre sem a posse de bola, enquanto que as restantes são executadas com a posse de bola, sendo que, na maioria dos casos, as lesões tráumato-ortopédicas ocorrem durante a posse da bola, quando ocorre a marcação do adversário.

O futebol moderno requer qualidades físicas que são independentes da posição do jogador, a saber: aceleração rápida, velocidade de corrida, saltos e força explosiva dos músculos dos membros inferiores. Nos últimos anos, o treinamento dos jogadores de futebol de alto nível vem sofrendo modificação em relação ao que era feito nas últimas décadas. O número de jogos e as horas de treinamento aumentaram significativamente, desde então a dinâmica das cargas de treinamento também foi alterada.

Quanto às lesões músculo-esqueléticas propriamente ditas, o entorse de tornozelo é a lesão mais frequente no futebol de campo, com destaque também para as lesões musculares dos membros inferiores (isquiotibiais, adutores e gastrocnêmios), com alta incidência na prática do futebol de campo.

O tornozelo anatomicamente é uma articulação do tipo dobradiça, constituída pela tíbia, fíbula e tálus (ossos), pelas articulações tíbio-fibular distal (estabilizada pela membrana interóssea e pelo ligamento tíbio-fibular transverso) e pela articulação tíbio-társica (mais importante), estabilizada lateralmente pelos ligamentos fíbulo-talar anterior, fíbulo-calcâneo e fíbulo talar posterior e medialmente pelo ligamento deltóide (feixes superficial e profundo).

A maioria dos entorses de tornozelo ocorrem por mecanismo de inversão do tornozelo, com lesão dos ligamentos laterais supra citados, sendo o ligamento fíbulo-talar anterior o mais frequentemente lesado. Em alguns casos temos o mecanismo de eversão do tornozelo, com lesão do ligamento deltóide (medial do tornozelo). O tratamento vai depender dos ligamentos lesados, da intensidade de lesão dos mesmos (estiramento, rupturas parciais ou totais) e do perfil do paciente (grau de atividade física, doenças associadas, condições de pele) e pode variar desde medicação, repouso, crioterapia (na fase aguda), imobilização, fisioterapias e até cirurgia (reconstrução dos ligamentos lesados).

Visão medial em supinação

A tornozeleira por nós idealizada apresenta capacidade de estabilização dos movimentos de inversão e eversão do tornozelo, comprovada em testes de campo e biomecânicos. Além disso, adapta-se confortavelmente com o uso concomitante de meias esportivas, caneleiras e chuteiras inerentes à prática do futebol de campo. Os outros modelos existentes no mercado são eficientes para esportes de quadra (voleibol, basquetebol e handebol), porém não conseguem adaptar-se ao material esportivo do futebol de campo supra citado.

Além disso, nossa tornozeleira tem configuração anatômica, constituída por dois componentes de neoprene distintos, um fixado no médio-pé e outro na articulação tíbio-társica distal, fixados por tiras mediais e laterais ajustadas pelo atleta na posição mais conveniente ao mesmo, isso possibilita plena adaptação da órtese independentemente do tamanho do pé do atleta, deformidades eventualmente presentes (pés planos valgos-pronados ou pés cavos-supinados) e circunferência de musculatura de panturrilha. A tornozeleira tem ajuste perfeito, confortável, não se desprende com a ação da sudorese local e substitui os enfaixamentos e esparadrapagens, estes últimos ineficazes na estabilização do tornozelo.

Em suma, propomos um novo modelo de tornozeleira, projetado especificamente para prática de futebol de campo, a qual possuímos registro de patente e procuramos parceiros interessados em viabilizar tal projeto, que tem potencial de reduzir drasticamente a ocorrência de entorses de tornozelo no futebol.

Visão posterior

*Fernando Peres Amorim Gonçalves é ortopedista e traumatologista, membro das Sociedades Brasileiras de Ortopedia e Traumatologia SBOT, Medicina Desportiva SBME e Densitometria Óssea – SBDENS;

Carlos Tadeu Moreno é ortopedista e traumatologista, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia SBOT e da Sociedade Internacional de Artroscopia e Medicina Desportiva – ISAKOS

Bibliografia

Brown D.E., Neumann R.D. Segredos em ortopedia. Porto Alegre – RS. Editora Artes Médicas, 1996.

Fernandes, J. L. Futebol : ciência, arte ou sorte. São Paulo – SP. Editora Pedagógica e Universitária – EPU, 1994.

Gould III, J. ª Fisioterapia na ortopedia e na medicina do esporte. SAP Paulo – SP. Editora manole, 1993.

Hurwitz S., Ernst G. p., YI S. O pé e o tornozelo. Reabilitação em medicina esportiva: um guia abrangente. São Paulo – manole, cap. 13, 2001

Rodrigues, ª Lesões musculares e tendinosas no esporte. CEFESPAR , 1 edição, São Paulo, p 164, 1994.

Silva, P. R. S. O papel do fisiologista desportivo no futebol – para quê ? e por quê ? Reabilitar, 13 : 30 – 35, 2001.

Sundberg S. Retuming to sports after AM ankle injury. A pediatric perspective. St Paul, v. 12, n. 5, 2003.

Wolfe W. M., UHL T. L., Mattacola C. G. Managmente of ankle sprains. American family physician. Salem, v. 63, n.1, 2001