Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Todo atleta quando inicia uma carreira no esporte tem em seu íntimo desejos, sonhos e objetivos a serem alcançados. Isso é normal para todo ser humano quando empreende em alguma direção para obter uma conquista pessoal ou profissional, mesmo que não tenhamos consciência disso.

Porém, eventualmente nós nos perdemos nos objetivos primários e pouco inspiradores de nossas vidas, tais como pagar contas e outros compromissos financeiros, por exemplo.

De acordo com Tony Robbins (Anthony Robbins), um dos maiores palestrantes motivacionais do mundo na atualidade e um dos responsáveis pela popularização da PNL (Programação Neuro-Linguística), o segredo para liberar o verdadeiro poder de todos nós é conseguirmos estabelecer objetivos suficientemente empolgantes para com isso inspirar nossa criatividade e acender nossa paixão.

Para compreendermos melhor a importância do estabelecimento de objetivos em nossas vidas e nas dos atletas, é importante sabermos que em nosso cérebro existe uma parte que se dedica a eliminar todas as informações que não são essenciais à nossa sobrevivência e ao nosso sucesso. Com isso, muitas das coisas que precisamos e que poderiam nos ajudar a obtermos nossos resultados desejados, ou seja nossos sonhos, nunca são percebidas ou utilizadas por nós. Isso acontece pelo simples fato de não termos definido claramente nossos objetivos.

Podemos ver isso facilmente quando passamos por uma situação cotidiana de estabelecer como objetivo o desejo de um bem material, um carro por exemplo. Quando definimos o modelo e cor que desejamos obter, como se num passe de mágica, começamos a ver este mesmo modelo de carro em todos os lugares, como se ele estivesse nos perseguindo, não é verdade? Isso só acontece pois estabelecemos o mínimo foco e a mente começa a perceber tudo aquilo que sempre está presente ao nosso redor.

Tony Robbins afirma que quando isso acontece, nos ativamos o SAR (Sistema Ativador Reticular) e com ele ativado nossa mente se transforma numa espécie de imã, atraindo todo tipo de informação ou oportunidade relacionada ao objetivo estabelecido por nós.

Ou seja, acredito que o atleta que pratica o esporte no nível profissional sem estabelecer os verdadeiros objetivos de sua carreira perde a oportunidade de alavancar seus resultados, justamente por não perceber o que acontece ao seu redor e por não conseguir o foco necessário para sua melhor performance esportiva.

Para finalizar a reflexão de hoje, compartilho algumas diretrizes fornecidas por Tony Robbins, para um valioso estabelecimento de objetivos:

1 – Comprometa-se agora em reservar dez minutos diários, durante os próximos quatro dias, para estabelecer seus objetivos.

2 – Enquanto realiza os exercícios de estabelecimento de objetivos, pergunte-se constantemente: “O que eu desejaria para minha vida se soubesse que poderia tê-la do jeito que quero? O que eu faria se soubesse que não posso fracassar?”.

3 – Divirta-se! Imagine que é uma criança novamente. Você está numa loja de departamentos na véspera do Natal, e vai realizar seu pedido ao Papai Noel (quando criança acreditávamos nele não é mesmo?). Nesse estado mental de expectativa, nada é grande demais para ser pedido, nada é caro demais, nada é impossível de verdade, mas tudo pode ser alcançado. Peça a você mesmo o que desejaria, isso vai lhe ajudar a compreender quais são seus mais íntimos e valiosos sonhos e neles estarão seus objetivos de vida essenciais.

Até a próxima!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso