Transição de carreira na base

Na coluna passada, comentei sobre a questão da seleção de talentos no futebol e hoje quero compartilhar sobre um tema muito importante para os atletas na base do futebol brasileiro. Todo atleta de alto rendimento passa por várias transições na sua carreira, mas existe uma que requer cuidado e atenção: a transição da base para o profissional.

Falta conscientização quanto ao tema planejamento de carreira esportiva, fato que pode levar um talento em potencial ao esquecimento e ao baixo rendimento.

A fase de desenvolvimento da carreira esportiva geralmente é feita a opção por uma determinada modalidade esportiva, em que as crianças passam a participar de competições regulares, e o nível de comprometimento passa a ser crescente, o que demanda maior organização da rotina do atleta. A fase posterior, chamada fase de excelência é aquela na qual o atleta assume que deseja investir em sua carreira esportiva, propiciando no caso do futebol a opção de profissionalizar-se. Um fato importante nesta etapa está relacionado ao estilo de vida do atleta, que passa a ser dedicado totalmente à performance esportiva.

Buscando compreender melhor a transição da fase do desenvolvimento para a excelência, descobrimos que esta é uma etapa de total dedicação, especialização do treinamento e muitas vezes oportunidade de profissionalização. Nesta transição, a orientação dos treinadores e demais profissionais do meio esportivo, como um Coach, é fundamental para que o atleta possa lidar positivamente com esse momento.

A partir da compreensão clara sobre a carreira esportiva, podemos elevar o nível de consciência dos atletas sobre a transição das fases acima comentadas e sobre como este processo resulta numa mudança de percepção por parte do atleta sobre si mesmo e o mundo, o que passa a requerer uma mudança de comportamento e nos relacionamentos pessoais do atleta.

Este trabalho de reflexão tem grande importância para estes atletas em transição, pois a carreira se constrói por uma sucessão de decisões ou escolhas que eles fazem ao longo de sua vida enquanto atletas. Decisões por impulso e inadequadas podem comprometer o desempenho esportivo do atleta, chegando ao ponto de promover um precoce encerramento de sua carreira esportiva.

Por este motivo é importante estar bem claro que uma carreira transmite a ideia de um caminho minimamente organizado no tempo e no espaço que de alguma forma todos os indivíduos desejam seguir, e neste processo estão envolvidos comportamentos e atitudes orientados para o objetivo de um crescimento na carreira e conquista de resultados profissionais e pessoais.

Penso que no caso dos atletas em transição da base para o profissional, passa a ser fundamental promovermos reflexões, o autoconhecimento, o planejamento adequado da carreira e a elaborarmos metas que possam contribuir para levá-lo ao sucesso no desempenho do alto rendimento esportivo.

Até a próxima!