Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Treinamento sem esforço e com resultados contundentes para o desenvolvimento do corpo. A idéia pode parecer utópica, mas é o que pregam os equipamentos para treinamento vibratório. Esses equipamentos promovem o desenvolvimento muscular a partir de estímulos intermitentes, com baixa amplitude e alta freqüência.

O treinamento vibratório foi originalmente uma modificação do reflexo vibratório tônico produzido pela vibração do tendão. Trata-se de uma técnica aplicada na fisioterapia em que a contração reflexa resulta de um estímulo localizado no músculo ou no tendão.

Inicialmente, o uso do treinamento vibratório tinha como principal finalidade o desenvolvimento de força e potência musculares. Com o tempo, porém, essa técnica passou a ser uma alternativa de atividade física.

Os efeitos do treinamento vibratório sobre o desempenho muscular são obtidos via ativação muscular reflexa, que leva a uma adaptação neurogênica ao exercício. O reflexo é a forma mais natural de coordenação neural, que pode ser definida como uma resposta automática a um estímulo específico.

O circuito neuronal responsável pelo reflexo é o arco reflexo, que é formado por um neurônio sensorial ou receptor e um neurônio motor ou efetor. No caso do treinamento vibratório, o estímulo é por via de um reflexo de estiramento ou miotático.

O reflexo miotático é uma via de uma única sinapse com o sistema nervoso central, levando informações sobre alterações do comprimento muscular ao motoneurônio alfa. Dentro dessa via, as fibras nervosas têm um efeito predominante sobre as unidades motoras grandes, facilitando a ativação de fibras musculares de limiar mais elevado.

Bibliografia

FACHINA, Rafael. Ganho de força e potência musculares com o treinamento vibratório.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso