23/07/2019

Uruguai – Escola Italiana de padrões defensivos

Este artigo busca atrelar um comparativo entre a história dos planteis uruguaios e italianos nas Copas do Mundo e como tais equipes se portam mantendo uma defesa sólida e congruente com ataques letais.

A Itália, tetracampeã mundial, destaca-se em sua história por defensores técnicos (mas não menos aguerridos) tais como: Baresi, Maldini, Costacurta, Canavarro, Chiellini Bonucci. Ao passo que seu poderio ofensivo sempre contou com jogadores talentosos e bons finalizadores: Baggio, Totti, Chiesa, Gilardino e Balotelli são alguns exemplos.

Ao passo que a “celeste olímpica” teve passagens marcantes em sua zaga de atletas, tais como: Lugano, Giménez, Coates Godín, além dos atacantes Forlán, Ghiggia, Loco Abreu, Recoba, Darío Silva, Suaréz Cavani. Seu selecionado sempre é visto internacionalmente como uma equipe tenaz e que lutará até o último suspiro para tentar um bom resultado.

Mas qual seria o paralelo defensivo que leva estas seleções a conseguirem bons resultados?

Ambas as equipes possuem uma zaga bem postada no decorrer de sua história – sendo reconhecidas pela atuação segura de seus zagueiros. Já seus respectivos poderios ofensivos sempre tendem a ser letais quando em posse da bola com finalizações de fora da área, bolas alçadas na área ou clínicas finalizações.

A postura defensiva destacada de ambas seleções as fazem serem pouco vazadas durante os campeonatos que disputam graças a marcação por zona/em bloco que costumam exercer e também a mentalidade de não desistir de nenhum embate para recuperar a posse de bola.

Concluímos que as seleções citadas desempenham futebol defensivo similar porque não abrem mão de recuperar a bola com gana de acionarem seus atacantes de forma sucinta e clínica. Estas seleções são reconhecidas por seus “ferrolhos defensivos”, todavia seus respectivos ataques também devem ser respeitados, pois, ao longo da história, ostentaram jogadores do mais alto calibre técnico.