Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Justiça concede liminar e libera Fernandão para trabalhar, apesar da pressão do CREF

23 de agosto de 2012 32

Nessa quinta-feira, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul concedeu liminar ao Sindicato dos Treinadores Pressionais assegurando aos treinadores de futebol no Estado o livre exercício da profissão, independente de estarem inscritos perante o Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região. O CREF ameaçava ir à Justiça e denunciar Fernandão pelo suposto exercício ilegal da profissão. O técnico do Inter tem apenas a licença de treinador de futebol e não é formado em Educação Física, o que gerou o protesto do CREF.

A decisão do juiz Altair Gregório, da 6ª Vara Federal de Porto Alegre, atendeu a um pedido feito pelo Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, que alegou estarem os profissionais da área e os clubes do Estado sofrendo autuações arbitrárias e tentativas de impedir o livre exercício da profissão de técnico de futebol.

O magistrado ressaltou que, “pela análise dos dispositivos da Lei 9.696/98, que regula a profissão de educação física, verifica-se que inexiste disposição estabelecendo obrigatoriedade de os treinadores de futebol serem portadores de diploma na área de educação física e de estarem vinculados ao referido Conselho”. Dessa forma, foi concedida a antecipação da tutela, garantindo, até o julgamento do mérito da ação, o direito dos treinadores que atuam no Estado continuarem exercendo a profissão.

Comentários (32)

  • Hugo Boll diz: 23 de agosto de 2012

    Ora, deixem o homem trabalhar em paz! Que ele seja o treinador do Internacional – o que muda sobre a face da terra? Fernandão está velho para jogar, nem administrar um restaurante sabe, o que fará o homem para sobreviver e manter a família? Melhor ele como treinador do time do que como gerente de futebol, convenhamos! Se o mano menezes pode ser o treinador da seleção brasileira, por que o Fernandão não pode ser o treinador do Inter?

  • Luís Fialho diz: 23 de agosto de 2012

    PALHAÇADA !!!!!!!!!!!!
    FICAR A SEMANA INTEIRA FALANDO SOBRE ISTO ,TÃO DE BRINCADEIRA DUPLA EXPLODIDA.

  • Eduardo diz: 23 de agosto de 2012

    É uma pena pois seria uma maneira de ganhar o grenal !!! ver este pardal impossibilitado de treinar….Fernandão é uma decepção como pessoa, é um mal intencionado que deixa seus amiguinhos em campo. BOLÍVAR, ÌNDIO…sem contar esta nova praga chamada ELTON. Fernandão é um paneleiro incompetente, que vai sujar tudo que construiu no Inter, assim como fez o câncer BOLÍVAR !!!

  • Angela diz: 23 de agosto de 2012

    Para os que acham que está situação é perseguição ao Fernandão por causa do Grenal, aconselho a ler as paginas de esporte de outros sites, lá que verão que esta situação não é exclusiva dele.
    O Ricardinho do Glorioso Paraná clube (que recentemente voltou a série A do PARANAENSE e está na B do brasileirão) também tem enfrentado o mesmo problema mesmo estando cursando a faculdade de educação física.

  • SOMAISEU diz: 23 de agosto de 2012

    Tem pirata no pedaço.

  • eduardo diz: 23 de agosto de 2012

    A célebre frase “Um por todos e todos por um” no caso do INTER ela está se invertendo, aqui no RGS a frase se transformou em “UM CONTRA TODOS E TODOS CONTRA UM “, não é necessário muito esforço para encontrar exemplos que comprove que isto acontece.
    Só nos últimos dias, com a aproximação do grenal, a mídia de uma certa empresa de comunicação lançou várias notícias desestabilizadoras contra os interesses colorado, iniciou com os ingressos em favor do Grêmio, depois a venda do Damião que foi dada como líquida e certa, mais tarde Fernandão não podia ser técnico, isto só falando de notícias de agora, amanhã ou depois, antes do grenal, vem mais alguma coisa.
    Em contrapartida, o Grêmio que perdeu por 3×2 para o Coritiba, a notícia de hoje, pasmem vocês, é de que o tricolor veio do Paraná com moral elevado, foi valente e raçudo, eu nunca vi derrota heroica.
    Mas quanto mais batem, mais forte o INTER fica, seu time de meninos e de reserva dos reservas está pau a pau com o Grêmio, que está escalando todos os seus titulares, muitos grandes clubes ainda não alcançaram a pontuação do time colorado.
    Não sei até quando vai esta perseguição, pode ser que um dia esta empresa de comunicação acerte um tiro no coração colorado e o INTER se pulverize, deixando o Grêmio como o único representante do futebol gaúcho, assim, seu objetivo será alcançado.

  • Potter diz: 23 de agosto de 2012

    Mas oque o internacional não consegue o BOLIVAR quebro um jogador e pego 4 jogos a mim não surpreende mais, quando acontece algo contra o inter a direção já comemora a vitoria antes de terminar o acontecido

  • ZÉ FERNANDO diz: 23 de agosto de 2012

    Alguém do tal Cref por acaso é amigo ou parente do fanfarrão procurador do MP, o tal Sbardelotto?

  • Akisson diz: 24 de agosto de 2012

    Entao vou entrar com uma ação junto a Justiça Federal do RS para poder trabalhar como medico, mas tbm nao sou formado, é a mesma coisa, como uma pessoa assume uma responsabilidade sem ter a qualificação necessaria, imagina os médicos operando as pessoas sem ter qualquer treinamento, talvez este juiz que concedeu a liminar tbm nao é formado, so pode, isso é Brasil minha gente.

  • Alexndre diz: 24 de agosto de 2012

    Tô com uma dúvida grande hehehe…O Felipão,o Muricy, o Luxa, o Mano e todos os outros treinadores(técnicos) são todos formados em educação física??Que bobagem..vão arrumar o que fazer….

  • Balboa diz: 24 de agosto de 2012

    A direção do Inter, provou mais uma vez, ao efetivar o neófito Fernandão, que eles, Luigi e Davi, são tão neófitos quanto o próprio Fernandão, à função que estão exercendo no clube.
    A diferença em administrar uma rodoviária, é extratosférica, em relação a um clube de futebol.
    E, quem os pôs lá, então, nem se fala.
    Nossos dirigentes hoje, tem a visão de futebol, como se fosse uma empresa normal, o que não é verdade. Tem personalidade jurídica diferente, tem papéis diferentes, e não se misturam. Só que, os que dirigem os clubes de futebol, seus gestores, só estão preocupados com a parte financeira, em obter lucros, que é um dos objetivos de toda e qualquer empresa, mas não pode ser o único.
    Jogador para eles é moeda de troca, que pensam em vender e não agregar valor e trazer resultados dentro do campo, que é o principal interesse do torcedor.
    A conquista de títulos, se vierem tudo bem, mas não é mais o principal objetivo , em qualquer clube.

  • ELTON diz: 24 de agosto de 2012

    COMO E REDICULA NOSSA JUSTIÇA, FAZEM LEIS PARA NAO SEREM CUMPRIDAS, SE E PARA DAR DIREITOS AO FERNANDAO MUDA-SE A LEI E NAO UMA LIMINAR APENAS DANDO PREVILEGIO A UMA PESSOA, MEU SONHO E SER MEDICO QUERO EM ALGUNS ANOS ME FORMAR, MAS SERA QUE AGUEM PODERIA ME DAR UMA LIMINAR PARA MIM COMEÇAR A TRABALHAR DESDE JA.

  • Balboa diz: 24 de agosto de 2012

    Modéstia parte, acho que o CREF está certo. Eu também, se não estiver legal na minha profissão, se não estiver habilitado, vou sofrer penalização, até suspensão de meu exercício da profissão, e até sofrer punição perante meu conselho de ética.
    Então, se estão esperneando, no caso Fernandão, a culpa é toda da direção do Inter, que contratou um profissional que não está legal perante a classe, e tem que ser punido por isso.
    Mais uma falha terrível dessa direção do Inter, através de seu presidente Luigi, dando mostrras de sua incompetência e despreparo ao cargo que está exercendo.
    Está na hora do conselho do Inter, no modo geral, estar atento na escolha de seus profissionais.

  • sinval diz: 24 de agosto de 2012

    Esta justiça me envergonha ,tudo o q se referem ao inter eles concede liminar se fosse um cidadão qualqer q precisace trabalhar eles barravao mas como e o Fernandão pode tudo.

  • Pedro diz: 24 de agosto de 2012

    Em uma matéria sobre o assunto uma pessoa públicou parte da lei que regulamenta a profissão de Educador Físico e no texto publicado está bem claro que é atribuição do Educador Físico fazer o treinamento em práticas desportivas mas, como relatado pelo magistrado, não diz que esta função é atribuíção exclusiva do Educador Físico, por isso parabéns ao Juiz. Este tipo de coisas movida pelo CREF é só para chamar atenção e dizer que estão trabalhando pela categoria, ou seja, palhaçada. Sou Engenheiro Civil e vejo inúmeras manifestações de colegas engenheiros de outras especialidades querendo excluir atribuíções de outras especialidades. Isto só tem dois objetivos, um é aparecer e o outro é reserva de mercado. Os médicos também estão tentando isto, os arquitetos tentam isto o tempo todo e outros Conselhos também o fazem. Sugestão aos conselhos: vão trabalhar no que realmente é necessário, como por exemplo, verificar se as academias, escolas, escolinhas de qualquer esporte tem um Educador Físico acompanhando as atividades que se realizam ali. Parabéns ao Juiz.

  • Pedro diz: 24 de agosto de 2012

    correção: Este tipo de “ação”…

  • ChoLo diz: 24 de agosto de 2012

    Para atingir o Internacional, esse presidente gremista do CREF está armando todo esse circo colocando em risco a profissão de vários profissionais em todo o estado! Se o Fernandão não poder ser técnico, por óbvio, a mesma regra servirá para todos os técnicos na mesmo situação dele. Imagine a quantidade de pessoas que esse gremismo descabido pode prejudicar! Lamentável.. tentem superar o Internacional dentro de campo! 11×11! Isso é futebol! Não esse fiasco..

  • gilmar diz: 24 de agosto de 2012

    Amigos,não confudir,preparação física com táticas de futebol.Na faculdade de educação física,não se aprende nada de táticas e conhecimento de vestiários.Tem gente na faculdade,quem nem sabe chutar uma bola.O CREF,quer é mais mensalidades,para poder sobreviver.Já atrapalhou demais o futebol.O CREF tem que cuidar dos seus profissionais em educação física.O que tem de jogador estourando a musculatura,é incrível,Isso,eles não enxergam.CADA UM NO SEU QUADRADO.

  • Marcos diz: 24 de agosto de 2012

    Parabens pelo seu comentario Akisson isso mesmo,esse juiz deu um tapa na cara
    de quem faz faculdade de educaçao fisica,so faltou chamar de trouxa quem cursa
    o ensino superior.

  • Luis Fialho diz: 24 de agosto de 2012

    POR UM ACASO O SR. LUXA É FORMADO?

  • marcelo maragatto diz: 24 de agosto de 2012

    A quem pense de forma diferente aos que condenam o fernandão, a faculdade de educação fisica não é garantia de um tecnico competente e profissional, mas sim de um professor de educação física, ou um personal trainner, muito na moda……como comparou o akisson acima, então todos os donos de empresas no brasil, tem que fechar as portas de suas empresas por não terem diploma de administrador de empresas….ele tem que saber que ….UMA COISA É UMA COISA, E OUTRA COISA É OUTRA COISA…..ISSO E SÓ PRA TER ASSUNTO, AQUELES QUE SÃO CONTRA-MESTRE…sim tudo o que o mestre diz…eles são contra…..kkkkkkkkkkkkkk

  • Nereu diz: 24 de agosto de 2012

    O que tém á ver técnico de futebol com preparador fisico? Grandes treinadores como Foguinho , Enio Andrade, Rubens Minelli precisaram de diploma para ser treinadores? A justiça tém de acabar com esses sanguissungas que vivem mamando em teta alheia. Para que os clubes pagam 3 ou 4 preparadores de educação fisica? Não haveria sentido , o próprio treinador poderia exercer a profissão. Será que o sindicato dos médicos não vão exigir que o treinador seja médico também? Por que o conselho regional de educação fisica não oferece curso de graças a os treinadores? Vão trabalhar sanguissungas.

  • Bruno diz: 24 de agosto de 2012

    Nao sei por que dao audiencia pra aqueles ”nobres” senhores do CREF. Deixem eles no anonimato, de onde nao deveriam ter saído.

  • Carmen diz: 25 de agosto de 2012

    Só para o pessoal se atualizar :
    O único treinador do gauchão não registrado no CREF é o Fernandão, abaixo vai o nome dos outros treinadores, com seus clubes e número de registro.
    ESPORTE CLUBE AVENIDA – GILMAR MIGUEL ISER – CREF 005698-P/SC
    2) SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA CAXIAS DO SUL – MAURO GRASEL – CREF 005365-P/SC
    3) CERÂMICA ATLÉTICO CLUBE – HELIO FERNANDO XAVIER VIEIRA – CREF 006095-P/RS
    4) GREMIO FUTEBOL PORTOALEGRANSE- Vanderlei Luxemburgo- CREF 054519-G/SP
    5) ESPORTE CLUBE JUVENTUDE -LUIZ CARLOS CIRNE LIMA DE LORENZI – CREF 002900-G/RS
    6) CLUBE ESPORTIVO LAJEADENSE – BENHUR SCHAEFER PEREIRA MARTINS – CREF 015084-G/MG
    7) ESPORTE CLUBE NOVO HAMBURGO – PAULO FRANCISCO DA SILVA PORTO – CREF 017822-P/RS
    8) ESPORTE CLUBE PELOTAS – ROBERTO DE ALMEIDA – CREF 007295-G/RS
    9) CANOAS SPORT CLUB- ROGERIO GARCIA ZIMERMANN – CREF 010892-G/RS
    10) ESPORTE CLUBE CRUZEIRO- GILBERTO CIRILO DE CAMPOS – CREF 011270-P/RS
    11) SPORT CLUBE INTERNACIONAL – DORIVAL SILVESTRE JÚNIOR – CREF 006763-G/SC
    12) FUTEBOL CLUBE SANTA CRUZ- ANTONIO JOSE GIL – CREF 004197-P/RS
    13) ESPORTE CLUBE SÃO JOSÉ- AGENOR PICCININ – CREF 007901-G/PR
    14)ESPORTE CLUBE SÃO LUIZ- GELSON LEONEI CONTE – CREF 016987-P/RS
    15) VERANÓPOLIS ESPORTE CLUBE RECREATIVO E CULTURAL – GILMAR DAL POZZO – CREF 010966-P/RS
    16 )YPIRANGA FUTEBOL CLUBE- LEOCIR PEDRO DALL’ ASTRA – CREF 010918-P/RS
    E aí eu pergunto, ele é o único que está certo????
    Eu sou colorada e lamento que meu time tome esta posição. O Fernandão pode ser um grande lider, um grande atleta, um grande capitão, mas para ser técnico ele tem muito que estudar.

  • Carmen diz: 25 de agosto de 2012

    Complementando: No Brasileirão, somente o Fernandão do Inter e o Cuca do Atletico Mineiro não estão registrados no CREF, todos os outros técnicos são registrados, inclusive o Mano Menezes (CREF 008936-G/RS) e o Dunga (CREF 011848-P/RS)também são registrados Portanto será que todos os outros técnicos estão errados?
    Veja abaixo:

    Clube de Futebol Nome do treinador Registro Profissional
    Fluminense – Abel Carlos da Silva Braga – CREF 009462-P/RS
    Vasco da Gama – Cristóvão Borges dos Santos – CREF 047372-P/SP
    Grêmio – Vanderlei Luxemburgo – CREF 054519-G/SP
    Botafogo – Oswaldo de Oliveira Filho – CREF 036954-G/SP
    Cruzeiro – Celso Roth – CREF 006467-G/RS
    Flamengo – Dorival Silvestre Júnior – CREF 006763-G/SC
    Corinthians – Adenor Leonardo Bacchi – CREF 004394-G/RS
    Náutico – Alexandre Tadeu Gallo – CREF 045222-P/SP
    Santos – Muricy Ramalho – CREF 038456-P/SP
    Portuguesa Eugênio Machado Souto – CREF 033326-P/SP
    Ponte Preta – Gilson Kleina – Santos – CREF 009756-P/MG
    Palmeiras Luiz Felipe Scolari – CREF 004278-G/RS
    Bahia – Luiz Carlos Saroli – CREF 056569-P/SP
    Sport – Waldemar Lemos de Oliveira – CREF 009009-G/SC
    Figueirense – Hélio César Pinto dos Anjos – CREF 003381-P/GO

  • Carmen diz: 25 de agosto de 2012

    Esclarecendo novamente, para quem não sabe. O LUXEMBURGO É FORMADO SIM EM EDUCAÇÃO FÍSICA E REGISTRADO NO CREF DE SÃO PAULO.
    E tem mais. O inter sabe que está errado, porque esta lei foi criada em 1998 e desde 1999 todos, eu disse TODOS OS OUTROS TREINADORES DO INTER NOS ÚLTIMOS 12 ANOS ERAM REGISTRADOS NO CREF. Podem conferir. Se quizerem faço a lista aqui também.
    As vezes envolvidos pela paixão e pelo desconhecimento dos conteúdos legasis e das disciplinas dos cursos universitários tiramos nossas próprias conclusões, mas não é bem assim. Muito mais que preparação física existem outras disciplinas que são fundamentais, como psicologia do esporte, didática do desporto onde se aprende a sequência pedagógica de cada gesto motor de cada desporto para se conseguir um melhor resultado na técnica, além das cadeiras da saúde, como fisiologia, anatomia, cinessiologia, biomecanica, e muitas outras. Um técnico não pode ser só um repetidor de gestos do que aprendeu enquanto atleta (este aprendizado também contribui), mas ele é o responsável pela equipe, tem de ter a capacidade de discutir com os outros profissionais da área, supervisioná-los e até mesmo se capaz de identificar erros na preparação física, quando existe um grande número de lesões. Mas se não tem formação como ele faz isto?

  • Carmen diz: 25 de agosto de 2012

    Respondendo a pergunta do Alexandre, O Felipão,o Muricy, o Luxa, o Mano, estes quatro são formados em educação física sim amigo, assim como a maioria dos técnicos brasileiros. Os que não são formados e exercem a profissão tem registo no CREF porque já exerciam a profissão antes da lei que regulamentou a profissão em 1998 e possuem o direito adquirido de continuarem exercendo e são registrados como “provissionados”. O mesmo que os práticos na odontologia e as parteiras na medicina. Pode conferir na internet, basta pesquisar para confirmar minhas informações.

  • Decio diz: 25 de agosto de 2012

    Carmen, Nota 10 pra ti. Contra fatos não há argumentos.

  • Gilmar diz: 27 de agosto de 2012

    Para a Carmen.Você pode contar isso,para quem não fez faculdadde de Educação Física.Aí ele pode acreditar em tí.Mas quem fez,você,não vais faltar com a verdade.Que bom,se fosse assim como você diz.Lamentável o corporativismo.

  • Carmen diz: 27 de agosto de 2012

    Obrigado Décio. Meu objetivo é só esclarecer, as pessoas comentam coisas que “acham que são verdades”, mas desconhecem a realidade. Na verdade nesta história o Fernandão é o “Soldadinho do passo certo”.

  • gilmar diz: 29 de agosto de 2012

    Lamentável Carmem.Você deve ser do CREF ou ter algum parente lá.Lá,só querem a mensalidade da gente.Você ,deve estar “mamando nas tetas” do conselho.O CREF,deve se preocupar com a preparação física nos esportes,que está detonando com a musculatura dos atletas.Inclusive,terminando, com a carreira de muitos que conhecemos por aí.LAMENTÁVEL!!!!!!!

  • Carmen diz: 29 de agosto de 2012

    Lamentável Gilmar é não querer enxergar o que está na frente dos olhos. Sou formada e registrada, acredito na nossa profissão e não escrevi uma linha aqui que não fosse verdade, podes pesquisar na internet. Os registros são verídicos e a legislação também. Meu objetivo aqui era esclarecer e não discutir com ninguém, era somente contribuir. Não te conheço, mas achei que teu comentário deselegante e desnecessário, visto que vivemos em uma democracia e cada um tem direito de externar sua opinião, sem obrigatoriamente ter de concordar com a do outro. Lamentável é a tua postura, nada adequada para um educador.
    Mas quanto ao assunto Fernandão vamos deixar para os tribunais decidirem, aí não caberá mais a nós, simples mortais decidirmos.

Envie seu Comentário