Imerso nas constantes cenas de violência entre torcida, o futebol brasileiro também dá seus exemplos de civilidade. Ao menos no que depender de Grêmio e Inter. Rivais tradicionais no Rio Grande do Sul, as duas equipes entraram em acordo nesta quarta-feira pela criação de um setor de torcida mista para o primeiro clássico Gre-Nal de 2015, marcado para 1º de março, no Beira-Rio.
Lado a lado, os presidentes dos dois clubes, o colorado Vitorio Piffero e o gremista Romildo Bolzan Jr. anunciaram a decisão na manhã desta quarta, após uma reunião em um café da manhã realizado no lounge do estádio. O espaço terá capacidade para 2 mil torcedores, mil de cada torcida, e ficará do lado da área destinada aos visitantes, na arquibancada superior. Os ingressos só poderão ser adquiridos por sócios do Inter, sendo que cada entrada dá direito a levar ainda um torcedor do Grêmio, pelo valor de R$ 70.
- É um momento da maior importância porque reverte uma tendência no cenário latino-americano. Vamos todos no maior empenho para que essa ação de colorados e gremistas na cidade e no ministério público, os que participam do evento, para que essa ação seja coroada com o maior sucesso – ponderou Piffero.
- O Grêmio saúda essa iniciativa. Era uma ideia que já existiu. O Inter conseguiu operacionar. O Grêmio deseja que seja atendido o Estatuto do Torcedor. Vamos além. O grande paradigma que se criou foi a quebra do paradigma da reciprocidade. Acho que estamos avançando culturalmente. Poderemos ter o espaço de convivência mista, mas o que importa é a quebra desse paradigma – disse Bolzan.
O evento reuniu ainda o comandante da Brigada Militar em Porto Alegre, Paulo Moacyr Stocker dos Santos, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, integrantes da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e da Empresta Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
De acordo com Fortunati, o primeiro Gre-Nal do ano terá ainda a volta do Caminho do Gol, trajeto do Centro da cidade ao Beira-Rio, na avenida Borges de Medeiros.
- A imensa maioria quer torcer e vibrar pelo espetáculo. Temos que resgatar essa iniciativa para que tenhamos jogos de cada vez mais pluralidade. Faremos o Caminho do Gol, grande legado da Copa escolhido pela Fifa. É a demonstraçãoo da convivência plural. Não podemos nos entregar – disse o prefeito.
Além das mil entradas no setor misto, os gremistas terão direito a 1,3 mil ingressos na torcida adversária. Após o acerto, clubes, Brigada Militar e EPTC discutirão o esquema de segurança na próxima semana.
- Temos agendada uma reunião com a prefeitura para começar a desenhar as medidas necessárias para atender esse público. Vai exigir uma mudança. Não vai haver um acréscimo muito grande de efetivo, mas requer ajustes de trânsito, de limitações de áreas. Teremos a necessidade de criar novos mecanismos para assegurar a segurança desse pessoal – afirmou.