Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF e Universidade do Futebol lançam programa "Educar pelo Futebol – Meu time é nota 10"

Brasília, 24 de outubro de 2014 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Universidade do Futebol, com o apoio estratégico da Fundação FC Barcelona, lançam neste mês de outubro o programa de capacitação "Educar pelo Futebol – Meu time é nota 10". O programa tem como objetivo transformar o futebol, um dos maiores símbolos da cultura brasileira, em ferramenta para o desenvolvimento e proteção de crianças e jovens de todo o País que buscam a profissionalização no esporte. A metodologia do programa, que se utiliza de uma plataforma de ensino on-line, oferece a possibilidade de compreensão e discussão sobre os riscos e as oportunidades presentes no dia a dia de meninos e meninas quando dentro das dependências dos clubes, escolinhas e projetos sociais, dentre outras instituições.

Hoje, as oportunidades e os riscos a que estão expostos adolescentes e crianças que desejam ser jogadores profissionais de futebol são muitos. Riscos como a profissionalização precoce, exploração e abuso sexual, afastamento do ensino regular, além de muitos outros. Para Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil, a responsabilidade das instituições envolvidas é grande: "Antes de tudo, clubes e escolinhas que preparam crianças e adolescentes para uma carreira profissional estão trabalhando com o sonho desses meninos e meninas. Entretanto, apenas um em cada 3 mil realizarão esse sonho", afirmou ele. "Os clubes e escolinhas têm a oportunidade e o dever de deixar para essas crianças e jovens um legado que se manifeste para além das quadras de futebol. Isso só pode ocorrer se os clubes entenderem as necessidades e o direito da infância", finalizou Gary.

De acordo com o Prof. João Paulo Medina, presidente da Universidade do Futebol, "o objetivo do programa é capacitar e atualizar os profissionais que atuam no futebol, utilizando todo o conhecimento adquirido como uma boa ferramenta de transformação social. Partimos do pressuposto de que o futebol tem um enorme potencial para educar, formar cidadãos responsáveis, solidários e participativos contribuindo para melhorar o ambiente em que vivemos".

Em sua primeira edição, o treinamento on-line já conta com a inscrição de profissionais de clubes das mais diversas cidades do Brasil, como Botafogo, Fluminense, Santos, Vitória, Inter, Coritiba, entre outros. Porém, a participação de profissionais inscritos não se limita aos funcionários dos clubes. Também se inscreveram profissionais de diversas universidades e fundações que se interessam pelo estudo do futebol como uma ferramenta de transformação social.

Mais informações
Silvia Mansur de Oliveira
E-mail: soliveira@unicef.org
Telefone: (21) 3147 5700

 

 
unite for children