Amoroso chegou ao Corinthians e chamou o clube de “Sociedade Esportiva Corinthians”. O nome remete ao maior rival alvinegro, o Palmeiras, que é a única “Sociedade Esportiva” dos grandes clubes paulistas. Os principais veículos de imprensa da capital paulista chamaram a atenção para o fato, e destacaram a gafe do jogador.
Mas poucos se lembraram de que a gafe só pode ser do Sport Club Corinthians Paulista.
Afinal, o alvinegro é o único reincidente nessa história de o jogador errar o nome do time no qual se apresenta. Antes de sua conturbada apresentação no Corinthians, Amoroso nunca havia errado o nome do clube em que jogava. Mas o Corinthians já havia visto situação quase igual e nada fez para mudá-la.
Em 2005, o lateral-esquerdo Gustavo Nery trocou também as bolas e chamou o clube de “Corinthians Futebol Clube”, talvez um pouco confuso pelo fato de que os outros dois grandes clubes paulistas por que passou serem, de fato, um “Futebol Clube”. Mas o ex-jogador de São Paulo e Santos levou a fama por uma gafe que poderia ter sido evitada.
Considerando que Nery e Amoroso estavam no exterior quando foram contratados, não custava nada pedir para eles lerem um pequeno livro quando estivessem no vôo de volta para o Brasil.
Esse livro poderia ser uma espécie de guia com “regras de etiqueta” para o jogador do Corinthians, tratando desde a grafia e pronúncia correta do nome do clube até a maneira como se vestir antes do embarque da delegação.
Na primeira vez que isso aconteceu com Nery, a área de comunicação do clube deveria ter ficado atenta ao fato e preparado um manual para ser entregue ao novo contratado do time de futebol. Assim, enquanto faz o vôo de volta para o Brasil, o atleta aprende o que pode ou não fazer em seu novo ambiente de trabalho.
Jogador de futebol não é burro. Às vezes, pode até se fazer parecer para evitar dar entrevistas e, principalmente, evitar cometer qualquer gafe. Logicamente que o nível cultural dos atletas brasileiros está longe do ideal, assim como está o nível da educação em todo o país.
Mas, nos episódios Nery e Amoroso, a assessoria de imprensa do Corinthians deveria voltar à faculdade. Errar uma vez até pode, mas insistir no erro…
Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br