A “pedagogia da fila” em escolas de futebol

Aulas em escolas de futebol estão cheias de filas. Será que elas são benéficas para a aprendizagem? Será que existem estratégias pedagógicas que podem bem utilizá-las? Confira neste novo artigo de Rafael Castellani e João Batista Freire.

PONTO CEGO – PARTE 3

Nesta parte final, Matheus Galdino conclui sua pesquisa fundamentado por todas as consistentes evidências problemáticas causadas pela troca de treinador durante a temporada, muitas vezes ignorada pelos tomadores de decisão do clube. E você, não ignore essas informações. Leia este material e comente a sua opinião aqui.

PONTO CEGO – PARTE 2

Na sequência do estudo Ponto Cego de Matheus Galdino, você conhecerá 7 consequências problemáticas da troca desmedida de treinadores durante a temporada, segundo os profissionais da área de saúde e desempenho de clubes da Série A do Brasileirão. Leia e comente a sua opinião aqui.

PONTO CEGO. ENTENDA OS EFEITOS COLATERAIS DAS MUDANÇAS DE TREINADORES NO BRASIL

Nesta primeira parte do estudo realizado por Matheus Galdino e Pamela Wicker, os autores expandem as reflexão do problema comum e imediato que se pode imaginar da frequente troca de treinadores ocorrida no Brasil, para um verdadeiro efeito cascata de problemas que esse ocorrido gera no departamento de Futebol do Clube. Leia o artigo e comente a sua opinião sobre esse tema.

Continuar lendo »

O que faz de uma competição esportiva um produto valorizado? A competitividade em jogo

Texto traz a reflexão objetiva e subjetiva acerca da grande competitividade que há entre as equipes brasileiras que formam o campeonato brasileiro Série A. Esta competitividade fica ainda maior quando comparada às ligas mais conhecidas da Europa, em que o padrão é haver hegemonia ou disputa entre poucas equipes. No Brasil, a graça do jogo está na sua essência, na sua imprevisibilidade.