Olá pessoal.
Hoje, aproveito para deixar algumas informações no ar e, conforme venho dizendo, o dado só transforma-se em informação depois de alguém interpretá-lo.
Para tanto vou apresentar alguns dados hoje e por questões de espaço e tempo de reflexão debateremos na próxima semana. Aguardo seus comentários, combinado?
As tabelas são baseadas nos dados da ScoutOnline, apresentados aqui apenas em sua dimensão numérica. Com certeza a inserção das dimensões espacial, temporal, sequencial e situacional do scout, acrescentariam muitas possibilidades, mas vamos por partes, ok?
Os dados referem-se ao primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2009 da série A, e estão apresentados em média por jogo, daquilo que cada equipe realizou nesse período analisado.
Vamos lá:
Em azul, as equipes que se situam acima da média geral do campeonato, em vermelho as equipes que estão abaixo dessa média. No inicio de cada tabela, em fundo verde apresenta-se a média da competição.
Dados sobre distribuição e circulação de bola
Dados sobre finalização
Dados sobre desarmes, reposição, e faltas
E aí, o que é possível e impossível dizer?
Importante extrapolarmos o discurso comum de que números simplesmente não trazem informações. Mas sim, que possamos, a partir deles, criarmos mecanismos de especulação. Na próxima semana definiremos o que é esse tal mecanismo.
Para interagir com o autor: fantato@universidadedofutebol.com.br