A Universidade do Futebol, dia após dia, amplia seu acervo de notícias, entrevistas, colunas, aulas gratuitas e cursos online com o objetivo de proporcionar ao leitor uma atualização constante nas diversas áreas do conhecimento inter-relacionadas do futebol. Em relação às entrevistas, em cerca de oito anos, foram publicadas mais de trezentas, com diferentes profissionais direta ou indiretamente ligados à modalidade.
Dentre os entrevistados, estão técnicos, preparadores físicos, auxiliares, preparadores de goleiros, treinadores adjuntos, psicólogos, advogados, profissionais de marketing, nutricionistas, fisiologistas, filósofos, médicos, mestres, doutores, especialistas, enfim, centenas de profissionais que contribuem com cases, opiniões, discussões, reflexões e apontamentos que favorecem a todos os leitores quanto ao desenvolvimento de um olhar transdisciplinar do futebol.
Com o objetivo de contribuir com esse espaço, a Universidade do Futebol criou a “Entrevista Tática”. Idealizada por este colunista, a entrevista será realizada com jogadores brasileiros de diferentes categorias e escalões do futebol nacional e, possivelmente, internacional.
Como a demanda das entrevistas semanais é significativa e, tradicionalmente, é um espaço reservado para outros profissionais do futebol que não os próprios jogadores, a “Entrevista Tática” será postada periodicamente como tema da minha coluna semanal.
Utilizando a tática como pano de fundo, o portal pretende oferecer um novo material que aproxima o jogador de futebol da Ciência. Sem o intuito de capacitá-lo, a ideia será somente ouvi-lo para que todos os interessados em melhorar sua atuação profissional possam ter noções de como é a interpretação da realidade por cada jogador, principalmente como o mesmo enxerga o futebol.
Na coluna desta semana, serão apresentadas as perguntas-padrão que farão parte da entrevista e será aberto a você, leitor, um espaço para sugestões de novas questões (lembrando do viés tático como pano de fundo) que, após análise do portal, poderão ser incorporadas às tematicas já estabelecidas.
Abaixo, a lista de perguntas-padrão da “Entrevista Tática”:
1- Quais os clubes em que você jogou a partir dos 12 anos de idade?
2- Em sua opinião, o que é indispensável numa equipe para vencer seu adversário?
3- Para você, o que é um atleta inteligente?
4- Quais são os treinamentos que um atleta de futebol deve fazer para que alcance um alto nível competitivo?
5- Para ser um dos melhores jogadores da sua posição, quais devem ser as características de jogo tanto com bola, como sem bola?
6- Quais são seus pontos fortes táticos, técnicos, físicos e psicológicos? Explique e, se possível, tente estabelecer uma relação entre eles.
7- Pense no melhor treinador que você já teve! Por que ele foi o melhor?
8- Você se lembra se algum treinador já lhe pediu para desempenhar alguma função que você nunca havia feito? Explique e comente as dificuldades.
9- Quais são as diferenças de jogar em 4-4-2, 3-5-2, 4-3-3, ou quaisquer outros esquemas de jogo? Qual você prefere e por quê?*
*Leia-se 1-4-4-2, 1-3-5-2, 1-4-3-3 e plataformas de jogo
10- Comente como joga, atualmente, sua equipe nas seguintes situações:
Com a posse de bola;
Assim que perde a posse de bola;
Sem a posse de bola;
Assim que recupera a posse de bola;
Bolas paradas ofensivas e defensivas.
11- Para você, quais são as principais diferenças entre o futebol brasileiro e o europeu? Por que existem estas diferenças?
12- Qual a importância da preleção do treinador antes da partida?
13- Se você tivesse que dar um recado para qualquer integrante de uma comissão técnica, qual seria?
Mais três perguntas serão analisadas e escolhidas para complementar a entrevista. Nas próximas duas semanas, através do meu e-mail (indicado no final da coluna), irei interagir com o leitor para ler e encaminhar as sugestões aos responsáveis pela aprovação. Caso sua pergunta seja escolhida, você receberá os devidos créditos na coluna de abertura.
A Universidade do Futebol irá se aproximar daqueles que dão vida ao jogo de futebol e às ideias de jogo dos treinadores. Participe!
Para interagir com o autor: eduardo@universidadedofutebol.com.br