A campanha atrelada ao lançamento de novos produtos da Gatorade no ano passado, com o nome “Evolved”, lançando a ideia de que os praticantes de esporte devem consumir diferentes produtos da marca antes da atividade, durante e depois, para repor as energias gastas, merece um destaque para refletirmos a atitude dos clubes no seu relacionamento com os torcedores.
Ainda sobre o Gatorade, que antes era percebido apenas com uma bebida de reposição, lança a percepção de consumo em todos os momentos da prática do esporte, ampliando naturalmente a relação dos esportistas com a marca e reforçando seu valor para a melhoria da performance esportiva. Se antes o consumidor comprava “apenas” um Gatorade, hoje sente a necessidade de três…
E qual a associação desta lógica com a dos clubes? Potencializar recursos apenas no domingo (dia de jogo) ou passar a ficar presente na vida do seu torcedor cotidianamente, ou seja, “evolved”?
O “antes” pode estar no canal de TV do clube, em uma plataforma de mídia digital eficiente, na loja de produtos licenciados, no acesso facilitado a ingressos, no memorial do clube e por aí vai. O “durante” pode ser naturalmente o jogo, de preferência em um estádio confortável, seguro e com bom acesso. O “depois” pode ser novamente a TV e a internet, e também o bar temático ou o ponto de encontro dos torcedores.
Enfim, a ideia passa por entender o comportamento dos consumidores, os seus anseios e assim poder lançar produtos e serviços inovadores, saindo sobretudo do lugar comum que é a simples repetição de ações antiquadas.
Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br