Em outra oportunidade, meses atrás, foi discutida a importância dos adequados ajustes do posicionamento corporal do goleiro, zagueiros, laterais e volantes para potencializar as possibilidades de ação numa equipe que tem o jogo apoiado como princípio de construção em organização ofensiva.
O posicionamento corporal correto é um comportamento que cada jogador deve dominar em todos os momentos do jogo e de acordo com cada circunstância que o jogo o impõe.
Nesta semana, será abordado o posicionamento corporal da primeira linha de defesa (seja com três, quatro ou cinco defensores) de acordo com distintas situações. São elas: bola coberta ou bola descoberta.
No entanto, antes de discutirmos sobre o posicionamento corporal será introduzido brevemente os conceitos de bola coberta e descoberta. Tais conceitos, embora relativamente simples, pelo que tenho notado, geram poucas discussões e reflexões nos diferentes ambientes que se discute futebol.
O acesso a estes conceitos, com estas terminologias, deu-se em solo curitibano através de diferentes profissionais que já os adotavam em seu dia-a-dia de treinamentos.
Para ler a coluna na íntegra, basta clicar aqui.