Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estudo do Movimento Progresso Futebol de Base norteou evento, requerido pelo deputado Bandeira de Mello, com temas urgentes para fortalecimento do setor

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realizou audiência pública, na última terça-feira (14), em Brasília, para debater a criação de políticas e programas que não só incentivem o desenvolvimento do futebol brasileiro como também apoiem os clubes formadores. A audiência foi proposta pelo deputado federal Bandeira de Mello (RJ) e teve a participação de representantes da Universidade do Futebol, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Federação Paulista de Futebol (FPF), do Ministério do Esporte, do Pacto pelo Esporte, da Associação Brasileira de Executivos de Futebol (ABEX) e da SIGA (Sport Integrity Global Alliance).

Audiência Pública realizada no dia 14/05, pela Frente Parlamentar de Modernização do Futebol. Na foto (da esq. para dir.): Edgar Montemor (ABEX); Daniela Castro (Pacto pelo Esporte); Heloisa Rios (Universidade do Futebol); Eduardo Bandeira de Mello (Dep. Federal); Athirson Mazolli (Ministério do Esporte); Mauro Silva (Federação Paulista de Futebol); Ênio Gualberto (CBF).

Para subsidiar a audiência, foram apresentados resultados da primeira etapa do Movimento Progresso Futebol de Base, iniciativa da Universidade do Futebol, com apoio  da Alvarez & Marsal, que reuniu mais de 100 pessoas em sete grupos de trabalho para pensar temas sensíveis e urgentes do futebol de base como a formação integral dos atletas, a garantia de seus direitos e deveres, o futebol feminino, uso de dados do futebol e gestão do futebol de base, a qualidade e essência do futebol brasileiro, a educação em jogo, para citar alguns.

2 eventos do Progresso Futebol de Base, o de cima sediado no CT do Sfera FC, em Jarinú, e o de baixo sediado no CT do São Paulo FC, em Cotia.

Os grupos são compostos por entidades, federações, representantes de clubes e profissionais de diversas áreas do conhecimento. “Queremos transformar o cenário do futebol brasileiro a partir da sua base. Desde ano passado, nosso movimento investiu em estudos, conteúdos inovadores, trocas de boas práticas e fizemos levantamentos das demandas que precisam da intervenção do estado, porque ultrapassam as ações que as entidades privadas podem proporcionar. Vamos apresentar demandas que precisam urgentemente da atenção e ação do poder público”, afirma Heloisa Rios, CEO da Universidade do Futebol.

Rios reflete que o pilar da transformação do futebol passa pela base. Os players do futebol precisam se debruçar para entender os desafios, o que ainda não está funcionando, para transformar essa realidade. “Por isso a importância de unir todo o ecossistema do futebol para formar uma base mais forte e sólida em que tenhamos o desenvolvimento humano como prioridade. Sabemos que menos de 2% de quem está no futebol de base chega ao time principal, mas e os outros 98% que não se chegam lá? Estamos interessados no 100%”, completa.

Heloisa Rios, na audiência pública do dia 14/05, que resultou na abertura de Grupo de Trabalho Interdisciplinar para o desenvolvimento e proteção dos jovens e categorias de base do futebol brasileiro.

O Progresso Futebol de Base tem participado ativamente dos trabalhos da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol, liderada pelo deputado Bandeira de Mello. “Nosso movimento é responsável por alimentar e estar à frente de ações e investigação de tudo que é relacionado ao futebol de base. Levaremos à audiência a necessidade de mais pesquisas e da transformação que vários players precisam e desejam para o futebol de base e não conseguem realizar porque é necessária a ajuda do estado”, concluiu o deputado antes de a audiência ocorrer.

Deputado Eduardo Bandeira de Mello, líder da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol
Progresso Futebol de Base

O programa, que nasceu da necessidade de transformar o cenário do futebol brasileiro desde a sua base, tem uma visão de longo prazo, prevista para os próximos sete anos, para desenvolver uma estratégia para a transformação do futebol brasileiro a partir de suas bases, colocando a formação integral dos jovens atletas no centro de tudo.

São premissas do programa, criar valor para o futebol de base no curto, médio e longo prazos; fortalecer a rede de relacionamento e cooperação dos profissionais pelo compartilhamento e conhecimento na gestão da base e práticas na formação integral dos atletas, além de potencializar a representatividade e o impacto dos clubes formadores.

O Progresso Futebol de Base prevê, ainda, ações como missões nacionais e internacionais, intensificação das trocas de experiência, criação de conteúdos relevantes, estabelecimento de grupos permanentes de estudos e compartilhamento contínuo de boas práticas.

AGENDA:

Audiência Pública Comissão do Esporte Câmara dos Deputados

Dia: 14/05, das 9h às 11h

Local: Anexo II, Ala C, Sala 2, Térreo, Palácio do Congresso Nacional

Para mais informações e entrevistas:

Rede Comunicação

Eliana Fonseca

(31) 99581-8452

ASSISTA AO VÍDEO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO À AUDIÊNCIA PÚBLICA POR TEMAS DISCUTIDOS

REPERCUSSÃO DA AUDIÊNCIA EM ALGUNS VEÍCULOS DE MÍDIA

Clique para acessar as matérias:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso