Amigo leitor, refletindo sobre o desempenho da seleção brasileira após a segunda e de certa forma decepcionante partida contra a seleção mexicana trago um momento de pausa para pensarmos sobre a consistência das atuações da seleção no mundial em disputa.
De acordo com Terry Orlick em seu livro "Em busca da excelência", um desempenho consistente em alto nível depende de uma concentração de alta qualidade por parte do atleta e isso passa por uma capacidade de concentração adequada para cada perfil de atleta. As pessoas e atletas que atuam consistentemente próximas ao seu potencial máximo aprenderam a fazer três coisas na vida de maneira extremamente eficaz:
• Direcionar e controlar seu foco;
• Canalizar suas emoções em direções positivas;
• Recuperar-se rápida e eficientemente das adversidades.
Este terceiro ponto citado pode ser bem explorado pela seleção brasileira para recuperar parte da confiança deixada para trás após a partida contra o México, sendo que as maneiras sugeridas abaixo são uma contribuição eficaz para se conseguir manter o controle e recuperar-se de maneira eficaz das adversidades, principalmente nas competições mais curtas aonde as oportunidades de treinamento são mais escassas e de curta duração.
• Relaxamento – É sugerido que o atleta procure relaxar fisicamente, acalmar-se. É necessário respirar fundo e sentir o corpo se soltar enquanto expira;
• Foco na correção – Sugere-se que o atleta dirija sua atenção para a correção dos erros e não para se aborrecer com eles. Sempre que um erro for cometido, o atleta pode repeti-lo mentalmente e corrigir os erros na sua própria mente antes de tentar novamente. Sempre que o treino for ótimo e sem erros, o atleta pode escrever as razões que foram fundamentais que levaram à ação bem sucedida e com isso ele sedimenta o aprendizado;
• Incentive-se – Sugere-se que o atleta evite dizer coisas do tipo “Seu incompetente, você nunca faz nada certo!” ou “Dessa forma nunca irei conquistar o título mundial”. Todo atleta precisa lembrar que sempre existirão fatos que lhe trazem a memória a informação de que ele consegue sim agir de tal forma bem sucedida e que num momento específico ele somente cometeu um erro, ao contrário de achar e começar a acreditar que tudo está errado em suas ações. Quando o atleta se elogia pelas coisas certas que fez, seu desempenho tende a melhorar sensivelmente.
Preparar-se para reagir da melhor forma às adversidades pode contribuir para um melhor desempenho na próxima partida e ainda contribui de forma eficaz no aumento da confiança de cada um em campo.
Penso que quando ações como as citadas acima estão aliadas com o espírito de equipe, comentado na coluna anterior, tudo torna-se menos complicado e qualquer equipe de futebol pode obter melhorias no seu desempenho individual e coletivo.
Que venha a seleção de Camarões e as demais partidas até a grande final do mundial!
Até a próxima.