Enquanto o mundial de futebol evolui e começa seu funil ocasionado pelo início das oitavas e posteriormente das quartas-de-final, muitas seleções que ainda permanecem passam por diversos desafios para se manterem na competição.
Algumas poucas conseguem mostrar um desempenho acima da média e com isso avançam sem grandes problemas, porém outras enfrentam o fantasma do rendimento abaixo do que esperavam e as dificuldades para irem adiante cada vez aumentam mais, como foi o caso da seleção brasileira no episódio da classificação dramática nos pênaltis no confronto frente à seleção chilena e de outras seleções durante este mundial.
Em alguns casos, uma equipe de futebol só consegue atingir o melhor de sua performance coletiva quando o comprometimento pessoal de cada atleta atinge o alto nível. Ninguém pode convencer o atleta de algo é importante extremamente importante para ele, a não ser ele próprio. Um bom exercício que os atletas podem fazer é classificar de maneira honesta e sincera a importância que cada para cada um deles a disputa de um mundial de futebol pela seleção de seu país. Isso pode ser feito com a resposta a uma simples pergunta:
Numa escala de 01 a 10, que importância tem para você (o atleta) ser excelente em seu desempenho dentro da disputa do mundial de futebol?
Provavelmente aqueles que responderem entre 09 e 10, de maneira genuína, possuirão a tendência de se tornarem excelentes nos seus respectivos desempenhos em campo. O compromisso de se fazer um trabalho excelente e de qualidade elevada torna-se um pré-requisito para a conquista do desempenho de excelência no futebol. Um técnico altamente respeitado e vitorioso da NHL, chamado Scotty Bowman, nos fornece interessantes comentários a respeito do comprometimento.
• Aceitar críticas: As estrelas de uma equipe precisam saber aceitar as críticas construtivas. Eles necessitam saber lidar até mesmo com as críticas injustas, se cometem um erro eles devem procurar reconhece-los e fazer de tudo o que puderem para não cometê-lo novamente.
• Não ter medo de errar: Se um grande atleta percebe uma pequena abertura que seja, ele demonstra coragem e tenta fazer a sua jogada. Não demonstra receio e nem se detém diante ao medo de errar.
• Manter a compostura: Os grandes atletas mantêm sua compostura em campo quando um juiz apita algo contra sua equipe, mesmo que ele não considere o julgamento da marcação correto. Eles conseguem se manter frios e procuram corrigir seu comportamento e com isso acalma os demais pelo exemplo de sua atitude.
O importante para as seleções que seguem adiante é estarem atentas a questão do comprometimento de seus atletas, pois se todos estiverem 100% comprometidos em realizar seus melhores desempenhos, o impacto coletivo será o melhor possível e com isso gera-se uma valiosa contribuição para a conquista de novas vitórias dentro de campo.
Até a próxima e vamos Brasil!