Nas últimas semanas, muito tem se falado sobre o Coaching no futebol e no esporte. Em geral, são algumas matérias a respeito veiculadas na mídia principalmente após o Palmeiras contratar um Coach (Lulinha Tavares) para atuar junto ao time, que passa por situação delicada no Campeonato Brasileiro da Série A.
Por este motivo, hoje decidi compartilhar com vocês o que acredito ser umas das questões principais sobre o Coaching: o fato de ser compreender e acreditar que ele realmente funciona no esporte.
Sim, o Coaching realmente funciona e a prática tem demonstrado isso aqui no Brasil, como já acontece em diversos países do mundo. Neste ponto cabe comentar que ele funciona porque contribui para uma mudança efetiva de comportamento, promovendo as mudanças de maneira genuína e sustentável para o cliente, denominado neste mercado como Coachee.
O Coaching na verdade se baseia em premissas científicas bem definidas, pois o nosso comportamento sempre gera consequências e esse comportamento se baseia em nosso conjunto de valores, nossas crenças, motivações e emoções. Assim, quando conseguimos promover mudanças de comportamento significativas em nossas vidas, podemos promover o crescimento pessoal e profissional.
A própria Neurociência muito tem contribuído para compreendermos os motivos pelos quais os processos de Coaching funcionam. Atualmente, sabemos que a Neurociência comprova, por exemplo:
•Que o cérebro humano pode propiciar mudanças no comportamento e isso valida cientificamente o processo de Coaching e outras áreas de estudo do comportamento humano;
•Que efetivamente podem-se criar novas ligações neurológicas propiciando novos caminhos no cérebro e ampliando a capacidade da mente.
•Que nosso cérebro gosta de coisas diferentes e com isso passa a ser importante fazer coisas novas como aprender novas línguas, tocar instrumentos musicais, a sermos mais lúdicos nos aprendizados, comer coisas diferentes, experimentar novas “sensações” e praticar esportes diferentes.
De forma simples e objetiva, é importante compreender que o Coaching funciona porque define objetivos e metas, promove e encoraja ações, responsabiliza e foca, oferece apoio necessário ao cliente e reforça a mudança de comportamento. Porém, na minha opinião, é importante ressaltar que para todo processo funcionar todas as respostas devem vir do coachee (cliente), pois são elas validam o caminho desejado; todo coach bem preparado e capacitado deve saber que nunca pode dar a resposta para um coachee.
Assim, caro leitor, cada vez mais é importante que o meio esportivo conheça e se esclareça sobre o Coaching e sua aplicação no esporte, pois em tempos de alta performance toda nova disciplina que chega ao esporte para contribuir e acrescentar valor, pode e deve ser utilizada para o bem do esporte no Brasil.
E você, o que acha?
Leia mais:
José Luiz Tavares, coach desportivo