Lições do exterior – Parte 2

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Na continuação do Curso de Esporte nos EUA, realizado pela UNISUL, realizamos uma sequência muito positiva de jogos e visitas técnicas a arenas e estádios esportivos de Atlanta.

Na primeira parada, visitamos a Philips Arena, onde conhecemos suas estruturas e instalações antes do jogo da NBA entre Atlanta Hawks e Orlando Magic, na última sexta-feira (12). Conhecer o equipamento permitiu atestar toda a sua versatilidade e multifuncionalidade. Quanto ao jogo em si, tecnicamente, não pareceu dos melhores (apesar do meu parco conhecimento sobre basquete). Mas o espetáculo em torno de um “mero” jogo é realmente incrível. Sons, luzes, música, dança, animação… tudo é feito para que sempre aconteça algo em termos de entretenimento para o público presente.

Já no domingo (14) o dia foi dedicado ao futebol americano, no jogo entre Atlanta Falcons e Pittsburgh Steelers. Novamente, o espetáculo foi incrível. A qualidade da entrega é marcante. Antes do jogo existe um evento que é chamado de Tailgate, organizado pela própria franquia (no caso, o Falcons). Uma área fora do estádio é ocupada por patrocinadores (que oferecem inúmeras opções de entretenimento – desde autógrafo com ídolos do passado a pequenos jogos e música que dão direito a prêmios) e pelos próprios torcedores, que podem alugar um espaço para fazer a sua própria confraternização. O clima positivo do jogo já começa muito antes de ele iniciar de fato.

Segunda (15) e terça-feira (16) foram dias de visitas técnicas ao Georgia Dome (arena do Atlanta Falcons, onde vimos o jogo no dia anterior), Parque Olímpico e Turner Field. Este último foi o Estádio Olímpico nos Jogos de 1996 e desde então é a casa do Atlanta Braves, equipe profissional de beisebol.

Em suma, o que se percebeu destas experiências práticas é a criação de inúmeras atividades de entretenimento em torno do esporte, de modo a atender os diferentes públicos. Existem alternativas para tudo: das crianças, que podem se relacionar com os mascotes e as brincadeiras que são promovidas a cada instante; aos adultos, com música, inúmeras possibilidades de consumo em bares, lojas e restaurantes e espetáculos visuais.

Ainda estamos muito longe de uma entrega de melhor qualidade sobre a perspectiva do entretenimento. Por mais que a gente fale no Brasil sobre esse assunto, a distância é absurda. Um pouco por questões econômicas sim (não dá para repetir com tanta facilidade as entregas mais tecnológicas, por exemplo, que vemos nos mercados mais desenvolvidos). Mas muito por falta de investimento e de falta de compreensão sobre o potencial de retorno que ações e projetos mais consistentes neste campo podem resultar para as entidades esportivas…

(Continua…) 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso