Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O futebol é um esporte que, enquanto prática, pode servir de espetáculo, de processo educativo, de recreação… Ou seja, pode ser visto através de diferentes perspectivas, como esporte de alta competição, como instrumento de educação ou como simples entretenimento. Mas pode também ser motivo para acaloradas discussões.

 

Nós brasileiros adoramos falar sobre futebol. Seja para destacá-lo, seja para criticá-lo, ou para defender nossos pontos de vista, este é um tema que está sempre presente em diferentes cenários e circunstâncias.

 

Dentre essas discussões é comum ouvir-se que o futebol de hoje é muito pior do que aquele praticado em épocas passadas, 20, 30 anos atrás, quando, segundo alguns, se praticava o verdadeiro futebol, técnico e bonito de se ver.

 

Acostumado a este chavão saudosista, fiquei surpreso quando há alguns dias, participando de um fórum sobre futebol, em Dubai nos Emirados Árabes, ouvi da boca de um veterano, ex-treinador da seleção inglesa, Bobby Robson, a afirmação de que o futebol praticado hoje em dia é muito melhor do que o praticado há décadas passadas.

 

E justificou: o futebol de hoje é muito mais veloz e dinâmico do que antigamente. Os jogadores são mais rápidos, mais técnicos, com um repertório de movimentos que não se via tempos atrás. E, além de tudo, os atletas são mais táticos e mais competitivos.

 

Para constatar esta afirmação, basta comparar os gols de hoje com os gols que víamos antigamente. Os gols de hoje são muito mais bonitos e criativos.

 

E concluiu o velho treinador, de 72 anos de idade: “Um bom jogo hoje é melhor do que um bom jogo 30 anos atrás”.

 

Eu que sou veterano, mas não saudosista, fiquei feliz em ouvir esta afirmação.

 

E você o que acha? O futebol de hoje é melhor do que o de antigamente? Eis aí um bom tema para quem gosta de discutir futebol.

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso