Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando a maior competição do mundo de futebol se aproxima, muitas são as situações que podem prejudicar o desempenho dos atletas antes de uma Copa do Mundo de Futebol.

Desde publicações de cunho particular da vida dos atletas, até críticas indevidas sobre os desempenhos recentes dos atletas que disputarão esta competição. Isso acontece em maior escala com os melhores do mundo, aqueles que possuem a capacidade de decidir ou desequilibrar dentro de uma competição deste valor.

Por isso é importante estarmos atentos e utilizar algumas ferramentas que possibilitem uma blindagem eficaz para o atleta. O processo de coaching pode contribuir de maneira objetiva promovendo uma adequada especificação de objetivos, caso o atleta já tenha feito uma esta pode ser revista e caso ele ainda não tenha realizado nenhuma especificação de seus objetivos, é momento para isso. A elaboração dos objetivos contribui de forma eficaz para evitar a distração e o desequilíbrio que o mundo exterior pode exercer sobre o atleta.

Uma boa maneira para realizarmos esta definição de objetivos deve responder três perguntas:

O que se deseja?

Aqui é preciso o atleta descrever o objetivo de maneira contextualizada, específica, positiva, que seja iniciada e mantida pelo atleta, alcançável e com uma data projetada para sua realização. Este é o próprio OBJETIVO declarado. Ainda, necessita-se estipular qual será a evidência que representará a realização do objetivo, que chamamos de EVIDÊNCIA.

Porque se deseja isto?

O POR QUE é uma etapa para descrever tudo que motiva o atleta, o que pode sabota-lo e em quais valores ele se baseia para buscar seu objetivo. Os MOTIVADORES representam os ganhos, ou seja, o que o atleta ganha se conquistar o objetivo. Os SABOTADORES, representam as perdas, ou seja, o que ele perde com a realização do objetivo e o que pode ser feito para minimizar as possíveis perdas. Já os VALORES, representam a razão pela qual seu objetivo é importante, o quanto ele é relevante para sua vida.

Como atingir este objetivo?

No COMO o atleta deve elaborar suas estratégias, descrever as ações e quais recursos ele necessitará para conquistar o seu objetivo. Em relação as ESTRATÉGIAS ele pode descrever de quais formas ele pretende conseguir seu objetivo. As AÇÕES representam os passos que ele precisará realizar para atingir o objetivo e os RECURSOS reúne tudo aquilo que ele necessitará para realizar seu grande objetivo.

Com a definição de um objetivo, o atleta se reconecta com algo interno e maior do que as situações criadas no mundo externo. O objetivo bem definido, com os passos para atingi-lo são um grande aliado para que o atleta mantenha o foco e a dedicação, sem abalar-se com problemas que muitas vezes são criados apenas com o intuito de enfraquecer sua capacidade mental e física de realizar sua profissão com altíssimo desempenho durante a maior competição de futebol que um atleta profissional pode estar, a Copa do Mundo de Futebol.

E você amigo leitor, o que pensa a respeito?

Até a próxima!.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso