Carreira esportiva, uma sucessão de escolhas

Na ocasião em que cursei o MBA em Gestão Esportiva dei um grande foco no tema “carreira” dentro do ambiente esportivo, tanto que o trabalho final foi realizado exatamente sobre o planejamento de carreiras para atletas profissionais.

Num momento como este, após o jogador de futebol profissional Adriano deixar escapar o que provavelmente pode ter sido sua última oportunidade de atuar num grande clube do Brasil, eu me motivei a falar brevemente sobre o assunto “carreira esportiva” aqui na coluna semanal.

Muitos atletas durante suas carreiras tomam decisões por impulso ou devido a motivos valiosos a outros envolvidos em suas profissões e não aos seus objetivos como atleta e ser humano, o que acontece com uma frequência muito maior do que imaginamos.

Muitos ainda são surpreendidos pelo inevitável “dia de parar” e, geralmente, não se preparam da forma adequada para este momento. Isso pode e, frequentemente, vai gerar impactos profundos em suas vidas, inclusive com envolvimento equivocados em projetos de negócios que não se configurariam como uma trilha de carreira aderente ao perfil deste indivíduo causando frustrações, prejuízos financeiros e consequências psicológicas graves.

Em alguns casos, a falta de motivações e objetivos claros que tragam valor para a vida profissional e pessoal do atleta, precipita este dia da aposentadoria; sendo que este cenário ainda piora consideravelmente que este ainda acredita ser um super-homem ou um ser extraordinário, pois assim pode ter sido rotulado pelos torcedores em suas infinitas paixões em boa parte de sua vida como atleta profissional.

Devemos entender que uma carreira nos transmite a ideia de um caminho minimamente organizado no tempo e no espaço que de alguma forma todos os indivíduos desejam seguir. Neste processo estão envolvidos comportamentos e atitudes orientados para o objetivo de um crescimento na carreira e conquista de resultados profissionais e pessoais. A carreira tem uma série de estágios e transições que refletem as necessidades, motivações, expectativas e aspirações individuais. No meio esportivo, da mesma forma que no corporativo, os profissionais querem evoluir e atingir patamares mais elevados de resultados e conquistas.

Cabem aqui para reflexão: existe um planejamento de carreira que seja realmente eficaz sem o atleta passar por um processo de autoconhecimento, no qual este se reconheça no espelho observando o reflexo de suas competências comportamentais e características pessoais? Você, por exemplo, algum dia já se fez a seguinte pergunta: como posso estar mais feliz e realizado profissionalmente daqui a cinco anos? Pensou e respondeu esta última pergunta? Foi difícil? Imagine como é para um atleta de futebol profissional responder esta questão?

A carreira de atleta traz um ingrediente próprio que faz o planejamento ser fundamental para o sucesso profissional: a sua curta duração! Após a primeira experiência, como atleta, este ser humano passa repentinamente à condição de um ex-atleta e, na maioria das vezes, percebe que está diante de um novo cenário em sua vida e que necessita de uma nova visão, de outro ponto de vista.

Planejar estrategicamente uma carreira está relacionado a compreender a importância que as escolhas terão no seu futuro profissional e consequentemente pessoal. Passar a ter consciência que: ou se escolhe os caminhos de vida ou se deixa que a vida decida por você e lhe ofereça resultados que nem sempre são aqueles que se espera. Aliás, geralmente, são resultados diferentes daqueles que você gostaria de obter.

Sabemos que cada escolha, uma renúncia e como disse Augusto Cury: “O destino é uma questão de escolha”. O atleta necessita ter foco e atenção nas suas metas e objetivos além de possuir autoconhecimento, pois não existem escolhas certas ou erradas, mas sim aquelas que estão diretamente ligadas aos anseios, desejos e motivações da sua vida profissional e pessoal. Este é um tema de aprofundamento inesgotável, necessita de debates esclarecedores e merece uma atenção especial dos gestores do esporte atualmente.

Em breve continuarei a falar sobre o tema planejamento de carreira no esporte, no qual comentarei sobre as fases de uma carreira esportiva e suas transições. Espero a coluna de hoje possa ser o início de uma grande e positiva exploração deste assunto, para contribuirmos efetivamente com o desenvolvimento do esporte no Brasil. Conto com vocês, leitores, profissionais do esporte, estudiosos e todos os interessados pelo esporte em geral nessa empreitada! Até a próxima semana.

Para interagir com o autor: gustavo.davila@universidadedofutebol.com.br