Como promover o bem-estar na transição de carreira

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As transições numa carreira esportiva são fatos ou momentos que todo atleta irá passar ou vivenciar, isto porque essas fases são inerentes à vida de qualquer um de nós e precisamos compreender como gerenciar nossas emoções e termos plena consciência sobre nossos pensamentos em situações como esta.

Para isso, torna-se importante que todo atleta em fase de transição para uma nova carreira, reconheça que uma nova etapa de vida se inicia e com ela talvez sejam exigidos novos comportamentos e atitudes por parte deste indivíduo.

Como sabemos, nossos hábitos pessoais e estilo de vida impactam diretamente a nossa saúde física e mental e justamente por este motivo, muitos atletas ao chegarem ao momento da transição para uma nova carreira não conseguemmanterem-se saudáveis e com isso acabam por sentir dificuldades em avançar numa nova direção profissional ou minimamente para manter sua saúde física e mental em seu melhor estado.

Pelo exposto acima podemos ter em mente que uma boa forma de se iniciar um trabalho de coaching com atletas em momentos como este é contribuirmos com a promoção de mudanças comportamentais que podem se mostrar efetivas na prevenção de doenças associadas a maus hábitos adquiridos.

Compartilho com vocês uma ferramenta que contribui muito nesse trabalho, o Pentáculo do Bem Estar (PBE) de Nahhas (2003). O Pentáculo do Bem-estar (PBE) é uma demonstração gráfica dos resultados obtidos através de um questionário do perfil do estilo de vida individual, que inclui características nutricionais, nível de estresse, atividade física habitual, relacionamento social e comportamentos preventivos, com intuito de facilitar a visualização dos temas abordados.

A utilização do Pentáculo pode trazer clareza e transparência ao atleta sobre quais os aspectos de sua vida abordados na ferramenta (Nutrição, Atividade Física, Comportamento Preventivo, Relacionamento Social e Controle do Estresse) estão promovendo bem-estar em sua vida e quais estão abaixo do aceitável para ele. Os pontos que não estejam desenvolvidos são claramente alvos de novos planos de ação que gerarão mudanças de comportamento afim de elevar a percepção real de bem estar na vida dele, com isso facilita-se uma evolução em direção ao melhor do seu estado global enquanto ser humano. Aí sim, a partir deste ponto de trabalho inicial e de sua melhoria em relação ao bem-estar, podemos atuar em outros pontos da vida do atleta que estejam mais relacionados a busca por uma nova direção de carreira.

Até a próxima.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso