Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sempre que o returno do Campeonato Brasileiro se inicia, muitos times que estão povoando a parte de baixo da tabela de classificação buscam alternativas para superarem a crise e, em muitos casos, a troca de comando é a alternativa preferida por parte dos clubes.

Antes de trocar o comando técnico do time, acredito que quando ainda se possui alguma crença na capacidade profissional do comando de um determinado time, talvez seja mais prudente utilizar-se de outras formas de contribuição para a equipe e o Coaching pode ser uma delas.

Mas por que o Coaching pode contribuir num momento de crise numa equipe de futebol? Vou compartilhar alguns pontos importantes que podem ser alavancas de transformação num momento de crise.

1. O processo de Coaching pode oferecer aos atletas uma oportunidade de conhecerem suas competências e também de aprimorá-las, auxiliando eles a lidarem com seus pontos a desenvolver e com isso auxiliar no aumento da competitividade;

2. Promover melhoria na comunicação dos atletas, ao serem mais assertivos em sua comunicação eles podem promover um melhor senso de equipe, elevando o respeito que possuem uns pelos outros, além de contribuir para a melhoria do potencial de colaboração entres os membros da equipe;

3. O autoconhecimento estimulado pelo processo de Coaching pode contribuir para melhorar o foco e a autoconfiança dos atletas;

4. Este processo igualmente pode contribuir para a diminuição do nível de stress e número de conflitos no elenco, uma vez que os atletas se conhecem melhor, se comunicam melhor, se respeitam e passam a compreender o poder do coletivo na busca dos objetivos do time.

Outros pontos poderiam ser abordados aqui, mas pensando num momento de crise se conseguirmos endereçar os pontos acima mencionados já estaremos gerando uma contribuição bem significativa e valiosa para as equipes em situação delicada dentro de uma competição de alta competitividade como é nosso campeonato brasileiro de futebol.

Agora, se a gestão do clube tem a crença muito estabelecida de que o problema está ligado ao trabalho realizado pelo treinador atual e que este não apresentou o encaixe de trabalho esperado conforme a filosofia do clube, talvez a troca de maneira planejada e pensada por outro comando que esteja mais alinhado com os conceitos que o clube deseja implantar, seja mesmo a saída mais apropriada, uma vez que ninguém mais acredita que o trabalho atual possa ser capaz de levar a equipe a novas vitórias e com isso superar o fantasma do rebaixamento.

Até a próxima! 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso