Detalhes essenciais de uma conquista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Observando o desempenho recente do Grêmio, com a conquista da Copa do Brasil, pela quinta vez, reparo que um elemento da excelência no desempenho desportivo se mostrou presente dentro e fora de campo: “o comprometimento”.

Já abordei esse tema em outra ocasião, mas acho fundamental resgatar esse elemento como uma das peças fundamentais para um elevado desempenho esportivo.

Quando um atleta ou um grupo de atletas consegue descobrir ou perceber um motivo genuíno ou uma busca que poderá realiza-lo plenamente, isso pode lhe dar sensação de significado, prazer e até paixão, assim este atleta ou grupo começa naturalmente a caminhar na direção da excelência. Ou seja, quando se encontra algo dentro de cada um de nós que nos move, isso pode contribuir para se instalar o compromisso com o nosso melhor desenvolvimento pessoal para a conquista dos objetivos desejados.

Será que em muitos casos os atletas possuem uma visão daquilo que se deseja buscar, de onde deseja chegar ou do que deseja profundamente realizar? Quando eles possuem essa visão, pode-se potencializar essa intenção quando empreendemos em torna-la ainda mais clara na mente de cada um deles, para que este pensamento se torne cada vez mais frequente. No caso do atual campeão da Copa do Brasil, este ponto pode ter sido explorado intensamente, com o objetivo de tornar habitual na mente dos atletas e projeção mental sobre o desejado título.

Slider-Site(1)

Relembrando o conceito, o comprometimento é uma peça-chave para orientar a busca pela excelência. Com um comprometimento de concentração, por exemplo, o atleta pode alcançar muito do que se deseja; sem isso, muito provavelmente as metas de alto nível que estão ao seu alcance tornam-se praticamente impossíveis de alcançar.

Cabe ressaltar que o comprometimento requer um foco específico e ele crescerá na medida em que este foco estiver direcionado para:

  • Aprender e crescer continuamente, melhorando cada vez mais seu desempenho;
  • Buscar as metas desejadas, objetivando uma grande conquista coletiva e individual;
  • Tornar-se o melhor que você puder naquilo que escolheu fazer, buscando um melhor desempenho de carreira;
  • Desenvolver as ligações mentais, físicas e técnicas com a excelência da sua atividade dentro e fora do campo;
  • Persistir, apesar dos obstáculos, mesmo quando eles pareçam impossíveis de serem vencidos;
  • Aprender constantemente sobre como sua concentração afeta seu humor e seu desempenho e agir conforme as lições aprendidas a respeito da concentração.

Os níveis mais altos de excelência são inspirados por uma visão positiva de onde você quer chegar. Para alcançar a excelência em qualquer busca realmente desafiadora, um atleta precisa de uma razão suficientemente poderosa para manter-se focado na busca de suas metas, apesar dos altos e baixos que provavelmente acontecerão.  É importante sabermos que os atletas realizadores de alto nível possuem a capacidade de alcançar a maioria de suas metas e se beneficiam da jornada ao focalizarem os aspectos positivos e permanecerem comprometidos, apesar dos obstáculos negativos que se apresentem.

Como iniciei esta coluna, percebi no desempenho do Grêmio este componente e conforme aconteceu neste time, este pode ser materializado também em outras equipes. Cabe a nós reconhecer a importância do comprometimento na busca pelos objetivos e a partir daí, poderemos realizar ações que possam estimular o comprometimento dos atletas e demais envolvidos.

Na dúvida sobre como iniciar as reflexões adequadas para desenvolver o comprometimento no time, deixo algumas dicas de questões a serem respondidas:

  • Os objetivos são claros para todos, desafiadores e têm por meta alcançar o melhor nível de desempenho?
  • Todos estão fazendo algo, todos os dias, que os levem a um passo mais próximo das suas metas?
  • O que fizemos hoje para chegar um passo mais perto do objetivo ou grande meta?
  • Temos comemorado pequenas vitórias cotidianas ou ainda nos perdemos observando a distância que falta percorrermos para atingirmos o objetivo principal de longo prazo?
  • Nosso comprometimento com a qualidade da concentração em treinos, aprendizados, práticas e atuações está forte o suficiente para nos levar na direção dos nossos sonhos?
  • Nosso comprometimento poderia ser ainda melhor?

Até a próxima.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso