E agora, onde está minha carreira?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Já escrevi algumas vezes aqui sobre as fases e as transições de uma carreira esportiva, inclusive o tema da minha palestra na edição deste ano do Fórum Nacional de Coaching foi sobre exatamente sobre este assunto.

Mas hoje não tenho a intenção de abordar o tema com uma visão sobre o que pode ser feito para contribuir com esse problema, e sim para estimular o debate sobre o que realmente tem sido feito no país sobre o assunto.

Me questiono se as confederações, federações, clubes e sindicatos possuem projetos estruturados para apoiar os atletas de futebol nos momentos de transição de carreira. Me questiono se realmente estamos interessados em apoiar o atleta nessa transição das mais difíceis de toda sua carreira, ou seja, o momento de deixar o futebol profissional e transitar para uma nova carreira, seja ela no esporte ou não.

Estamos tendo o cuidado necessário com os nossos atletas após o período de evidência e alta performance ou estamos deixando todos destinados a boa ou má sorte de escolhas aleatórias ou não refletidas sobe novos caminhos a seguir, após a carreira como atleta profissional?

A questão aqui não é ser repetitivo, mas sim estimular para estarmos cada vez mais sensíveis a esse assunto e discutirmos abertamente sobre alternativas para uma boa tratativa de apoio estruturado a estes seres humanos, que deixam de ser destaques e ídolos num país carente de heróis e que observa o desenvolvimento estruturado no esporte por espasmos e sem modelos definidos para execução deste desenvolvimento.

O espaço para a discussão existe e está aberto a todos nós, basta começarmos.

E aí, vamos conversar a respeito?

Até a próxima! 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana lúcia
4 anos atrás

Atualmente com a história do Phelps me peguei pensando muito e lendo sobre o assunto. Se pensarmos que um atleta tem uma alimentação, uma rotina diferente da maioria das pessoas concluímos facilmente que é preciso que haja um plano de desaceleração físico e psicológico para que o atleta tenha uma aposentadoria saudável, em nosso país temos vários casos como o do fenômeno que financeiramente foi bem amparado mas que fez uma série de lambanças com a própria imagem e que teve vários problemas de saúde ao se afastar da prática diária do esporte. Acho essa uma questão muito importante a… Read more »

Mais conteúdo valioso