Universidade do Futebol

Colunas

02/02/2018

Entre o Direito e a torcida

O direito para quem vai ao estádio

Bom dia e bem-vindos a um novo mês aqui no “Entre o Direito e o Esporte”. Como é fevereiro, mês de carnaval, vamos conversar sobre um assunto de todos aqui: o futebol como paixão. Ou seja, vamos falar do direito para quem vai ao estádio.

Vamos lá?

Em fevereiro vamos conversar sobre o que a gente acha entre o Direito e a Torcida. E para facilitar um pouco a leitura, teremos quatro dias de conversa aqui. Hoje vamos ver uma introdução sobre o que vai ter na coluna nesse mês. Semana que vem teremos o primeiro tema, os torcedores “comuns”. Já na semana pós carnaval a gente vai conversar sobre as torcidas organizadas nos estádios. E, então, vamos fechar o mês com o sócio torcedor. Assim, a gente sai do começo do nosso futebol até os dias de hoje entre o Direito e a Torcida. Bora?

Sabe aquele torcedor que ainda não é sócio torcedor, mas ainda gosta de ir em uma partida aqui e outra ali? Então, é sobre eles que vamos falar na segunda coluna do mês de fevereiro. Os torcedores “comuns” são aqueles que um dia já foram maioria nos estádios. E que com o tempo foram “perdendo espaço” para a “fidelização do torcedor” – por aqui conhecidos como programas de sócio torcedor. Em algumas arenas até são uma espécie em extinção. Só que mesmo assim ainda tem a sua importância, e o Estatuto do Torcedor ainda fala bastante sobre esse público dos estádios.

E aquela parte da torcida que tem aquele monte de regras especiais para entrar, assistir ao jogo, e deixar o estádio? Sim, a gente também vai conversar um pouco sobre as torcidas organizadas na semana logo depois do carnaval. A torcida organizada faz parte da nossa cultura e do nosso jogo, e por isso é importante a gente entender quais são as regras que afetam esses torcedores dentro dos estádios. E é justamente sobre isso que vamos conversar.

Já na última coluna desse mês de fevereiro, vamos conversar sobre um tema que vira e mexe aparece na mídia. O sócio torcedor e os programas de fidelização do torcedor que os clubes de futebol fazem aqui no Brasil. Ou seja, aqueles programas que funcionam tipo aquele cartãozinho cheio de carimbo daquela lanchonete que você vai durante a semana, sabe? Esse tema faz brilhar o olho de quase todos os clubes e é por isso que é importante entender um pouco mais sobre como isso tudo funciona.

Como dá para ver, até torcer para o seu time passa entre o Direito e o Esporte. E é por isso que o foco desse mês é na torcida do futebol! Bom, por essa semana é isso. A gente se vê semana que vem para conversar um pouco mais sobre o que a gente acha entre o Direito e a Torcida logo antes do carnaval. Feito?

Convido vocês para continuarem aqui comigo. E qualquer dúvida, ideia, ou desabafo é só me chamar por aqui ou pelo meu LinkedIn. Um bom final de semana a todos, e até a próxima!

Comentários

Deixe uma resposta